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sábado, 23 de novembro, 2024
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Campo Grande alcança 5º lugar em crescimento no mercado de franquias no Brasil

Campo Grande se destacou no primeiro semestre de 2024 como a quinta cidade brasileira com maior crescimento em faturamento no mercado de franquias. O levantamento, realizado pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), revelou que a capital sul-mato-grossense faturou R$ 736,7 milhões, um aumento de 20,85% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de R$ 609,6 milhões.

O agronegócio foi apontado como o principal vetor econômico por trás desse avanço, beneficiando não apenas Campo Grande, mas também outras cidades como Uberlândia (MG), sexta colocada no ranking. A Agroneri Franchising, empresa especializada em soluções de irrigação, é um exemplo de sucesso que ajudou a impulsionar o desempenho local. A empresa, originária de Iguatemi (MS), transferiu sua sede para Campo Grande graças à Lei das Franquias, que reduziu a alíquota de ISS de 5% para 2% para empresas franqueadoras.

“O incentivo de 2% no ISS é excelente para os negócios. Além de gerar receita tributária para Campo Grande, as operações das franqueadoras movimentam diversos setores da economia local, como transporte, restaurantes e comércio”, destacou Rômulo Neri, CEO da Agroneri.

Campo Grande lidera no setor de franquias em MS

A capital representou quase metade do faturamento total do setor de franquias em Mato Grosso do Sul, que acumulou R$ 1,65 bilhão no semestre. Com 1.259 unidades franqueadas das 2.761 registradas no estado, a cidade também foi responsável por empregar diretamente 10.878 pessoas no período.

Além de atrair empresas, a Lei das Franquias tem potencial para projetar marcas de Campo Grande em nível nacional e internacional. A Agroneri, por exemplo, já opera em 14 estados brasileiros e possui negócios no Uruguai, Colômbia e França.

Estratégia e localização impulsionam expansão

A localização estratégica de Campo Grande, que integra a Rota Bioceânica, é outro diferencial importante. O corredor promete reduzir em até 12 dias o tempo de transporte de cargas para a Ásia, fortalecendo a competitividade econômica da região.

Segundo Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o crescimento das franquias no Brasil reflete a recuperação econômica pós-pandemia e a capacidade do setor de se adaptar às novas demandas, como digitalização e diversificação de serviços. “As franquias oferecem aos empreendedores modelos mais seguros, com suporte e infraestrutura que os ajudam a enfrentar períodos de volatilidade”, afirmou.

Com incentivos fiscais, localização privilegiada e o agronegócio como motor de desenvolvimento, Campo Grande consolida sua posição como referência no mercado de franquias e se projeta como um dos polos econômicos mais promissores do Brasil.

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