29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Campo Grande alcança 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024

Em novembro, Campo Grande atingiu a marca de 200 quilômetros de rede de esgoto implantados apenas neste ano. O avanço faz parte do programa Campo Grande Saneada, lançado em 2022 pela concessionária Águas Guariroba, que já executou mais de 450 quilômetros de tubulações na Capital desde o início das obras.

“Onde a nossa rede chega, a saúde e qualidade de vida chegam juntos. Os benefícios são permanentes. Somente neste ano, mais de 20 mil famílias foram beneficiadas em diversos bairros, cerca de 56 mil pessoas,” destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Universalização em bairros da Capital

Até o momento, quatro bairros já foram completamente atendidos com coleta e tratamento de esgoto: Coophavila 2, Seminário e as comunidades Tia Eva e Homex, com todas as residências interligadas à rede. Atualmente, Campo Grande conta com 3.122 quilômetros de rede de esgoto implantados.

“Os benefícios sociais e de saúde pública são enormes quando as famílias deixam de usar fossas sépticas e se conectam à rede de esgoto. É mais dignidade para todos,” completou Buim.

Com pouco mais de 40 dias para o fim do ano, as regiões do Caiobá e São Conrado devem ser universalizadas ainda em 2024. O Polo Empresarial Oeste, que já teve a rede concluída, também foi beneficiado, atendendo indústrias que impulsionam o desenvolvimento local.

Obras em andamento

Nesta semana, os trabalhos seguem nos bairros Jardim Aeroporto, Caiobá, Serradinho, Aero Rancho, São Conrado e Nova Campo Grande, onde a infraestrutura de água e esgoto está transformando a realidade da população.

Na região do Nova Campo Grande e Serradinho, mais de 30 quilômetros de rede de esgoto já foram instalados somente neste ano. Além disso, a perfuração de um novo “super poço” e a construção de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros estão em fase de conclusão.

“Finalizamos a perfuração de cerca de 500 metros de profundidade, captando água diretamente do Aquífero Guarani. O reservatório, que beneficiará mais de 20 mil pessoas, reforçará o abastecimento de toda a região,” afirmou Francis Faustino, diretora-executiva da Águas Guariroba.

Outro reservatório, também com capacidade de 1 milhão de litros, está em construção na região do Pênfigo, que já conta com um reservatório de 500 mil litros.

“Esses reservatórios e o novo poço não apenas beneficiarão as populações locais, mas também fortalecerão nossa rede interligada, permitindo deslocar água para outras áreas da cidade, se necessário,” concluiu Francis.

Fale com a Redação