27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de novembro, 2024
spot_img

Visita de Lula em MS é adiada para início de dezembro

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul, que estava prevista para última segunda-feira (25), foi remarcada para o próximo mês. O presidente Lula deve assinar no dia 4 de dezembro, a demarcação de mais uma terra indígena: a Ñande Ru Marangatu, em Antônio João, na região de fronteira com o Paraguai. 

A confirmação da data foi feita pela deputada federal Camila Jara (PT), uma das que deve acompanhar a comitiva presidencial ao sul do Estado, onde será oficializada a demarcação da Terra Indígena (TI) Ñande Ru Marangatu, que tem pouco mais de nove mil hectares. 

A demarcação do território acontece dois meses após o STF solucionar o impasse de décadas envolvendo o território indígena e fazendeiros da região.

Esta será a terceira visita do presidente a Mato Grosso do Sul somente neste ano. Em abril, Lula veio a Campo Grande anunciar a ampliação das exportações de carne do Brasil para a China. Três meses depois, no final de julho, sobrevoou o Pantanal e visitou Corumbá em meio à crise dos incêndios florestais que assolava a região.

Durante a visita, Lula também deve anunciar um conjunto de políticas públicas voltadas para a população indígena, reforçando o compromisso do governo federal com os direitos dos povos originários. Entre os destaques, estão a entrega de reformas de escolas e benefícios do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

A data coincide com a inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. A unidade com a maior linha única de produção de celulose do mundo foi ativada em julho deste ano e pode entrar no roteiro do presidente.

Fale com a Redação