O sonho de entrar em uma Universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade motivou cerca de 20 mil candidatos a realizarem o Vestibular UFMS 2025 na manhã deste domingo (1º). As provas foram aplicadas em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, no formato presencial, e on-line.
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular e PASSE UFMS, Anderson Viçoso, destacou o recorde de inscrições para as provas deste ano. “Este recorde é um orgulho para a Universidade. A gente vem fazendo um trabalho contínuo nos últimos anos, e seguimos com uma evolução bastante significativa. A gente sempre fica muito feliz, acompanhamos o pessoal com família, muitos com o sonho de entrar aqui, de fazer parte de uma Universidade maravilhosa”.
O exame é composto por 60 questões de múltipla escolha e, neste ano, a redação teve como tema Ações individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente. “Achei fácil de desenvolver, esperei bastante um tema de meio ambiente por causa das enchentes deste ano no Rio Grande do Sul. Então eu estudei e estava preparada para escrever sobre esse tema”, conta a candidata Bhianca Barbosa.
A busca pelo sonho da Universidade
A candidata Beatriz Theodoro chegou ao local de prova acompanhada por seus pais, que são servidores da UFMS. “Esse momento significa muita coisa pra mim. Estou aqui para correr atrás de um sonho, que exigiu muita dedicação. Foi um ano inteiro de estudos, de batalha indo para aulas, estudando até a noite. Mas sei que a dedicação aos estudos é algo que compensa, foi algo que meus pais sempre me ensinaram”.
Para o pai da candidata, Gustavo Theodoro, a presença da família antes da prova é uma demonstração de apoio a um sonho. “Não foi só trazer ela aqui, trazemos também o sonho dela, queremos oportunizar de todas as formas a realização desse sonho. Por sermos servidores da UFMS, sabemos quão nota 10 a nossa UFMS é. Então queremos muito que ela consiga estar aqui com a gente também. O que depender de nós, iremos fazer”.
Beatriz Rodrigues acordou nesta manhã de domingo com a motivação de prestar Vestibular para Medicina, curso que segue como o mais disputado da Instituição. “É um passo muito grande de coragem e de fé, porque aos olhos de muitos entrar em um curso tão concorrido pode parecer impossível. Mas eu tenho fé e me preparei, então sei o quanto custa seguir esse sonho de entrar na UFMS”.
De acordo com a candidata, o sonho de entrar na UFMS também é uma forma de valorizar o local onde nasceu. “Acho muito importante ser no meu Estado, temos uma Instituição daqui que é muito boa no ensino, que se destaca na pesquisa. Temos que dar valor ao que a gente tem aqui, que é tão lindo, tão rico”, afirma.
“Este foi um ano de muito aprendizado, esforço e dedicação. A gente acaba abrindo mão de muitos momentos, da diversão, de estar com amigos. Mas no fim das contas é sobre se dedicar a sonho de infância um de estudar em Universidade pública, algo que sempre quis, o que faz valer a pena”, conclui a candidata Beatriz Alem.