Prazo final é 31 de dezembro; confira o passo a passo
O prazo para o recadastramento dos beneficiários do programa Mais Social e Energia Social: Conta de Luz Zero está chegando ao fim. O último dia para regularizar a situação é 31 de dezembro.
Esses programas, coordenados pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade social. Um exemplo é Márcia Angelita da Silva Correa, de Itahum, distrito de Dourados, que sustenta sozinha quatro filhas, com idades entre 6 e 20 anos. Para garantir a alimentação das crianças, ela conta com o apoio do Mais Social. Márcia já se recadastrou sem dificuldades. “Esperei pouco tempo para ser atendida. Foi bem tranquilo”, relata.
O programa foi fundamental para Márcia em um momento de grande dificuldade. “Eu tinha acabado de me divorciar e o Mais Social foi uma grande ajuda. Na época, não tinha emprego. É uma benção, uma ajuda importante para quem tem uma família grande como a minha. Agora, trabalho como monitora de ônibus escolar, mas ainda conto com esse benefício para comprar comida e gás”, explica.
O Mais Social visa garantir segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida das famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os beneficiários recebem um cartão no valor de R$ 450,00, que pode ser usado para compras de alimentos, gás de cozinha, e produtos de higiene e limpeza. Bebidas alcoólicas e produtos à base de tabaco são proibidos, sob pena de exclusão do programa.
Para o recadastramento do Mais Social, os beneficiários estão sendo convocados pelas equipes regionais. Devem apresentar os documentos solicitados. Em caso de dúvidas, o telefone de contato é (67) 3368-9000.
Energia Social
No caso do Energia Social, não há convocação. O beneficiário pode acessar o site https://www.energiasocial.ms.gov.br, ir ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo, à sede do Mais Social, ou a uma agência da Sanesul. Em Campo Grande, a sede do Mais Social fica na Rua Barão de Ladário, 85, na Vila Sobrinho.
“É crucial que todos os beneficiários do programa Energia Social, que quita a conta de luz pelo Governo de Mato Grosso do Sul, se recadastrem. Quem não se recadastrar até 31 de dezembro de 2024 perderá o benefício”, alerta a secretária Patrícia Cozzolino, da Sead.
Quem ainda não é beneficiário, mas se encaixa nos critérios, também pode se cadastrar. O programa cobre o pagamento da conta de energia de famílias de baixa renda com consumo de até 220 kWh mensais, e o titular não pode ser proprietário de mais de um imóvel residencial. O beneficiário deve ser inscrito no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo, e renda familiar total de até dois salários mínimos.