25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 12 de dezembro, 2024
spot_img

Alunos e professores vivem experiências inéditas com Programa Agrinho do Senar/MS

A caravana da Escola Municipal Mbo’Ero Tava Okara Rendy saiu bem cedinho da Aldeia Cerrito, no município de Eldorado, nesta quarta-feira (4), para participar, pela primeira vez, da premiação do Concurso Agrinho. Assim como muitos outros representantes das unidades de ensino, além de conquistarem um lugar no pódio, voltaram para casa com novas vivências e histórias que só o programa pode proporcionar.

Mirta Melgarejo, professora responsável pelo projeto na escola, compartilha a emoção dos alunos. “Tudo é uma novidade. Sair da aldeia, vir para uma cidade grande, visitar um shopping, o cinema, todo esse mundo aqui fora. Está sendo muito emocionante”, destaca.

O Agrinho se consolidou como um dos maiores programas educacionais e sociais do estado, e em 2024, alcançou um recorde de adesão. O impacto da iniciativa vai além da sala de aula, oferecendo a muitos alunos e professores não só uma chance de aprender mais sobre o mundo rural, mas também uma porta aberta para a transformação social.

“Foi muito positivo porque a questão rural, a produção e o contato com a terra são uma realidade das famílias da comunidade. Então conversar sobre as próprias práticas familiares com as ferramentas que eles têm disponíveis, e todo avanço da educação e do agro, agrega no crescimento pessoal dos alunos”, lembra Mirta Melgarejo.

Conquistando o terceiro lugar na categoria “Carta – 5º ano” nas escolas públicas, a aluna da escola de Eldorado, Josefa Riquelme, de 11 anos, resume a experiência. “Gostei muito de estar aqui e participar do Agrinho. Lembro que aprendemos sobre como as ferramentas utilizadas na agricultura eram feitas antigamente, isso foi muito interessante”, destaca.

A história se repete em muitas outras escolas e caravanas. É esse sentimento que trazemos no #TransformandoVidas desta sexta-feira (6). Uma edição especial, gravada na premiação do Programa Agrinho, confira:

Fale com a Redação