Faltando somente mais 15 dias para o Natal, a expectativa no comércio de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul é grande. A data é considerada a de maior movimento no volume de vendas, especialmente por conta do recebimento do 13º salário por parte dos trabalhadores.
Ontem (09), o comércio da região central de Campo Grande começou a funcionar no horário ampliado, até às 22 horas, para que as pessoas possam ter mais tempo para ir às compras. A programação vai até o dia 23 de dezembro, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, dias 15 e 22, o atendimento será das 9h às 18h.
Já na véspera do Natal, dia 24, o comércio terá expediente até as 16h, com exceção de shoppings, centros comerciais e hipermercados, que poderão funcionar até as 19h. No dia 25, feriado nacional, nenhuma loja deverá abrir para o público. A medida foi definida em convenção coletiva entre patrões e empregados.
As celebrações de Natal e Ano Novo devem movimentar R$ 1,27 bilhão na economia estadual, segundo projeção realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). 83,49% dos consumidores pretendem celebrar a data, enquanto 61,23% planejam comprar presentes.
Entre os itens mais procurados estão as roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). A preferência pela compra em lojas físicas foi destacada por 86,81% dos consumidores, sendo que a maioria, 78,68%, revelou que pretende comprar no centro das cidades, sendo o atendimento fator primordial para conquistar o cliente.
Entretanto, nos últimos anos, as lojas onlines e aplicativos de e-commerce dominaram a preferência dos consumidores pela facilidade de ter os produtos entregues diretamente nas portas de suas casas e também pelo fator preço, que acaba sendo menor na comparação com as lojas físicas. Há, ainda, quem prefira confeccionar os presentes que irá entregar.
Diante disso, o site Enfoque MS quer saber de você, leitor, o que pensa a respeito. De que maneira você pretende comprar os presentes para este Natal? Participe da nossa enquete, responda, comente e compartilhe com os seus contatos.