Um suposto crime de corrupção eleitoral está sendo investigado pela Polícia Federal na cidade de Naviraí. Nesta quarta-feira (11), foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em uma investida de desdobramento das investigações iniciadas no dia anterior às eleições e deflagrada na semana seguinte.
Segundo a PF, no curso da apuração foram identificados indícios da existência de um esquema de compra de votos por meio de abastecimentos de combustível em nome de um clube esportivo naquela cidade, o Naviraiense. Outros intermediadores da prática ilegal foram descobertos.
O esquema envolvia não apenas o fornecimento de combustíveis, que representou um aumento de mais de 1.000% em relação à média de gastos normais do clube, mas também atuação logística no transporte de eleitores no dia das eleições, o fornecimento de falsos atestados médicos e benefícios em dinheiro para eleitores e intermediadores.
A captação ilícita de sufrágio compromete gravemente o processo democrático, pois subverte a igualdade de participação dos candidatos e mina a legitimidade das eleições. Além disso, favorece interesses privados em detrimento do bem coletivo, perpetuando desigualdades e corroendo a confiança pública nas instituições.