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quinta-feira, 26 de dezembro, 2024
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Projeto “Estudantes no Controle 2024” destaca protagonismo estudantil e premia escolas

Transformar a escola em um ambiente mais acolhedor, inspirar outros alunos e deixar um legado. Esse foi o desafio aceito por estudantes que participaram do Projeto Estudantes no Controle 2024, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).

A cerimônia de premiação, que destacou as 15 escolas vencedoras, aconteceu nesta quarta-feira (11), no Bioparque Pantanal, e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel.

“Essa atitude dentro da escola vai ficar para a vida de vocês. Na convivência, na formação de equipe, na liderança, vão sair da escola levando isso. Vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês, tem um estado fantástico pela frente, tem conquistas a serem feitas, vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá”, ressaltou o governador.

Projeto “Estudantes no Controle 2024” destaca protagonismo estudantil e premia escolas
Governador entregando o prêmio para a escola campeã

Com inspiração nos versos do poeta Manoel de Barros e na trajetória da ambientalista Neiva Guedes, a Escola 26 de Agosto, que revitalizou a biblioteca e o laboratório de ciências, ficou em 1º lugar.

“Eu amei participar porque a gente deixa uma marca na escola. Agora, quando vejo os colegas lendo e aproveitando o espaço, sinto uma alegria enorme. Dá mais vontade de cuidar”, conta a estudante Taysa Aparecida.

Nesta edição, o projeto, criado em 2018, alcançou um número recorde de inscrições, com 115 escolas disputando as 100 vagas disponíveis. O empenho dos participantes foi destacado pelo Secretário Estadual de Educação, Helio Daher.

Projeto “Estudantes no Controle 2024” destaca protagonismo estudantil e premia escolas
Escola Estadual Eduardo Perez, que fica em Terenos ficou em 2º lugar

“O grande brilho dos estudantes do controle é a criatividade. É a capacidade que vocês estão tendo de mostrar para a população, de mostrar para a sociedade, que além de entender os seus direitos, vocês sabem os seus direitos como cidadãos. Parabéns, vocês são um tipo de muito orgulho para nós”, disse o secretário.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando o estudante Andrei da Silva, da Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto, em Terenos, subiu ao palco para representar todos os alunos e compartilhar o sentimento de participar do projeto. Junto com seus colegas, ele desenvolveu um jardim sensorial, promovendo a inclusão dos alunos da educação especial.

Projeto “Estudantes no Controle 2024” destaca protagonismo estudantil e premia escolas
Andrei da Silva Lourenço, de 18 anos está no 3º ano e quer ser professor

“Eu trabalho na Zona Rural, meu ambiente de maior socialização é na escola e são projetos como esse que fazem com que eu sinta paixão pelo ambiente escolar, paixão pela escola. Eu tenho muito orgulho de ter professores magníficos e quero um dia também ser espelho para os meus alunos, assim como os meus professores são para mim”, disse o estudante.

“Uma sociedade só muda quando tem cidadãos cientes e zelosos de seus direitos, de seus deveres, e com um patrimônio que é confiado a vocês. E essa é a grande chave de transformação. Aos diretores e professores, meus sinceros agradecimentos, a vocês que representam as escolas aqui, só com a engajamento de vocês, que é possível a gente conseguir jogar esse acidente, cuidar e transformar esses cidadãos no futuro”, destacou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Projeto “Estudantes no Controle 2024” destaca protagonismo estudantil e premia escolas
Escola de Corumbá recebe premiação

O 3º lugar foi conquistado pela Escola Estadual Maria Leite, de Corumbá, onde os estudantes desenvolveram placas em braille para identificar todos os setores e garantir acessibilidade a uma aluna cega. Além disso, restauraram as rampas da escola, facilitando a locomoção dos alunos cadeirantes.

“Ano passado nós ficamos em 6º lugar e este ano concorremos de novo, a única escola de Corumbá. É uma alegria, ver que vale a pena, é satisfatório deixar um legado para o outros alunos que não estão ligados diretamente no projeto, mas que se envolvem de forma voluntária em cada ação. Valeu apenas percorrer mais de 400 km e passar mais de seis horas na estrada pra chegar até aqui”, comemorou a professora de Sociologia. Geicyanne Nunes.

As 15 escolas premiadas receberam R$ 194.000,00 em prêmios, distribuídos entre colégios, estudantes e professores.

Confira todas as ganhadoras:

1 – EE 26 de Agosto. Campo Grande
Revitalização da biblioteca, pinturas nas portas dos banheiros com frases motivacionais e restauração da parede do fundo do laboratório.
R$ 25.250,00

2 – EE Eduardo Perez. Terenos
Horta com acessibilidade e espaço de socialização e leitura (pergolado).
R$ 22.000,00

3 – EE Maria Leite. Corumbá
Revitalização da biblioteca, construção do espaço positivo, fichas de almoço e nova área de socialização.
R$ 19.500,00

4 – EE São José. Campo Grande
1ª Mostra de Ciência da Escola Estadual São José, revitalização da biblioteca escolar e pintura da quadra poliesportiva.
R$ 17.000,00

5 – EE Vespasiano Martins. Sidrolândia
Construção da quadra de areia integrada com ambiente de convivência.
R$ 15.000,00

6 -EE Waldemir Barros da Silva. Campo Grande
Construção de espaço de convivência e socialização.
R$ 13.250,00

7 -EE Aracy Eudociak. Campo Grande
Paisagismo da área de convivência.
R$ 12.500,00

8- EE Profª Brasilina Ferraz Mantero. Campo Grande
Construção da sala de estudos. R$ 11.750,00

9 – EE Profª Vânia Medeiros Lopes.Glória de Dourados
Projeto que valoriza o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira
R$ 11.000,00

10 – EE José Alves Ribeiro. Rochedo
Construção do espaço lúdico sensorial.
R$ 10.500,00

11 – EE João Carlos Flores. Campo Grande
Construção do pergolado.
R$ 8.750,00

12 – EE Joaquim Murtinho. Ponta Porã
Quadra de areia para a prática de esportes: vôlei de praia, beach tênis, futevôlei
R$ 8.000,00

13 – EE Profª Eufrosina Pinto. Glória de Dourados
Construção de um jardim sensorial.
R$ 7.250,00

14 – EE Vilmar Vieira Matos. Dourados
Criação da horta escolar intitulada como ação “Da terra ao prato”.
R$ 6.500,00

15 – EE Weimar Torres. Glória de Dourados
Construção do sistema para produção de peixes na escola.
R$ 5.750,00

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