Um idoso de 84 anos morreu nesta quinta-feira (12), na recepção do Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a vítima e familiares pedindo por atendimento de urgência, que não foi prestado pela equipe local ao tempo de salvá-lo.
Testemunhas disseram que o idoso apresentava um quadro de falta de ar e dor intensa no peito, semelhante ao infarto, além disso, ele já tinha histórico de ataques cardíacos. As informações apontam que ele chegou no local às 08h e morreu às 11h, gemendo de dor na recepção do PAM. O boletim de ocorrência do óbito foi registrado pela esposa dele.
Em nota à imprensa, a assessoria do HRMS confirmou o óbito do idoso e disse que um procedimento deve ser aberto para apurar o que aconteceu. Além disso, consta que no momento em que os fatos ocorreram a unidade hospitalar estava superlotada, com três vezes mais pacientes que o habitual.
“O hospital esclarece que o PAM segue rigorosos protocolos de triagem baseados na Classificação de Risco dos pacientes que demandam atendimento. No horário do ocorrido, havia superlotação, com quase três vezes mais pacientes do que a capacidade de atendimento”, esclarece.
“O HRMS orienta a população que o atendimento médico inicial seja feito em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para que a regulação médica execute a transferência, conforme a complexidade de cada caso”, encerra a nota à imprensa.