22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 18 de dezembro, 2024
spot_img

MPMS investiga deficiências em Centro de Odontologia de Campo Grande

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 32.ª Promotoria de Justiça da Cidadania da Comarca de Campo Grande, está investigando o funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas III – Dr. Narsi Siufi (CEM). Iniciada em agosto de 2024, a apuração foi convertida em inquérito civil, conforme publicação desta segunda-feira (16), no Diário Oficial do MP.

A investigação começou após a 76ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública encaminhar um relatório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS). O documento apontou diversas irregularidades em 62 unidades de saúde, incluindo o CEO III – Dr. Narsi Siufi. À época, foi instaurada uma notícia de fato.

Os problemas

Foram identificadas deficiências como falta de materiais odontológicos, equipamentos danificados e insuficiência de profissionais. Problemas específicos incluem aparelhos de raio-x frequentemente quebrados, necessidade de substituição de posicionadores de RX, forro do teto danificado e falta de avental de chumbo pediátrico.

No laboratório de prótese, há falta de servidores e materiais básicos, além de equipamentos quebrados. Na especialidade de prótese dentária, faltam auxiliares, dentistas e materiais específicos. As cadeiras odontológicas são antigas e o ambiente de trabalho é inadequado, com ar-condicionado que não funciona, pia vazando e falta de acesso para cadeirantes.

Outras especialidades também enfrentam problemas, como carência de materiais cirúrgicos na prótese dentária, falta de instrumentais na periodontia e insuficiência de auxiliares e materiais na sala de pacientes com necessidades especiais. Na endodontia, há falta de limas, cimentos temporários e profissionais, além de equipamentos modernos. Na periodontia, foi identificada escassez de especialistas, aparelho de raio-x quebrado, espelhos velhos e ar-condicionado inadequado.

A Promotoria solicitou à Secretaria Municipal de Saúde providências para regularizar as deficiências. Em resposta, em mais de um expediente, foram elencadas medidas a serem adotadas, ainda sem comprovação de como estão os andamentos nesse sentido.

Diante da necessidade de apurar as diligências adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a regularização das inconformidades, constatadas pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, no Centro de Especialidades Odontológicas Narsi Siufi, a notícia de fato foi transformada em inquérito civil público.

Fale com a Redação