Mais de duas toneladas de maconha foram apreendidos pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil na data de ontem (16), durante a Operação ‘Rottweiler’, desencadeada contra uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas. Ao todo, cinco pessoas foram presas na investida.
Os detalhes da ação foram esclarecidos mais cedo pelo delegado chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Dourados, Erasmo Cubas, e o inspetor da PRF, Waldir Brasil, em coletiva de imprensa. A apreensão e o desmanche da organização é resultado de uma investigação que perdurava 12 meses.
O grupo exportava drogas do Paraguai em pequenas quantidades até um sítio no Assentamento Mutum, em Santa Rita do Pardo, de onde era transportada em cargas maiores para São Paulo, Goiás e Mato Grosso. A investigação mapeou a rota usada pela quadrilha, que sempre partia de Dourados.
Entre os cinco homens presos em flagrante estão um pecuarista, um advogado e um comerciante. Dois desses eram residentes em Dourados, sendo pai e filho, outro era de Ponta Porã e um de Nova Maringá (MT). Para as autoridades, eles usavam empresas de fachada para encobrir as atividades criminosas.
Foram apreendidos 2.114 kg de maconha e 62 kg de skunk; R$ 15 mil em dinheiro de espécie; dois caminhões, modelos Mercedes-Benz L 1620 e 2213; uma caminhonete Ford F-250 cabine dupla e uma caminhonete Toyota Hilux. O nome ‘Rottweiler’ é referência aos cães utilizados para vigiar os locais onde veículos e droga eram armazenados.
A ocorrência
A corporação detalhou que, por volta das 14h, recebeu a notícia de que um caminhão carregado com maconha estava em um sítio, no Assentamento Mutum, em Santa Rita do Pardo. Com ajuda do Núcleo de Operações Aéreas, às 16h, o caminhão foi localizado.
Em seguida, as viaturas terrestres se dirigiram até o endereço, onde dois homens foram presos em flagrantes. No depoimento, confessaram que outras três pessoas tinham ido até Campo Grande buscar mais um caminhão.
Diante da informação, as equipes policiais montaram campana e conseguiram efetuar a prisão destes três homens no momento em que se aproximaram da área. Todos os cinco foram encaminhados ao SIG de Dourados, onde a ocorrência foi registrada.