A semana em Mato Grosso do Sul inicia com predomínio do Sol, mas a previsão alerta para o risco de chuvas intensas até quinta-feira (2), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As condições climáticas indicam possibilidade de tempestades, com acumulados significativos que podem ultrapassar os 40 milímetros, especialmente na terça e quarta-feira, véspera e primeiro dia de 2025.
A instabilidade climática é resultado da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina, somada ao transporte de calor e umidade. O deslocamento de cavados na atmosfera contribui para a formação de chuvas intensas e temporais sobre o estado.
Um corredor de umidade em dissipação nos últimos dias tem favorecido a ocorrência de chuvas em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, como Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Costa Rica, Alcinópolis, Inocência, Paranaíba, Cassilândia e Três Lagoas.
Previsão para Campo Grande e interior
Nesta segunda-feira, Campo Grande registra temperatura mínima de 22ºC, com máxima de 33ºC. Esse mesmo índice é esperado para terça e quarta-feira. Na quinta-feira, a temperatura deve cair levemente para 30ºC, e na sexta-feira, para 27ºC.
Outras cidades do estado também registram altas temperaturas nesta segunda-feira:
- Porto Murtinho: máxima de 38ºC
- Corumbá: 37ºC
- Dourados e Maracaju: 36ºC
- Bonito: 35ºC
- Ivinhema: 34ºC
- Naviraí: 33ºC
- Três Lagoas, Bataguassu e Ponta Porã: 32ºC
- Coxim e Paranaíba: 31ºC
Atenção às chuvas
Com a possibilidade de chuvas fortes e tempestades até o final da semana, a população deve ficar atenta a condições adversas, como alagamentos e ventos fortes, especialmente nas áreas mais suscetíveis a enchentes.
O Cemtec recomenda que os moradores acompanhem os alertas meteorológicos e adotem medidas preventivas para evitar transtornos.