Os sites usam de forma indevida o logotipo da instituição e simulam o leilão eletrônico de mercadorias apreendidas
A Receita Federal emitiu um alerta sobre a circulação de sites fraudulentos que estão se passando por plataformas de leilão eletrônico de mercadorias apreendidas, usando indevidamente o logotipo da instituição. O objetivo desses sites é enganar os internautas, oferecendo lotes de mercadorias de forma ilícita.
De acordo com a Receita Federal, a única maneira legítima de acessar o Sistema de Leilão Eletrônico é por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) no site oficial da instituição. Para garantir a segurança e evitar fraudes, a Receita recomenda que os interessados em participar dos leilões acessem exclusivamente o portal oficial da Receita Federal.
Outro ponto importante destacado pela Receita Federal é sobre a forma de pagamento. A instituição esclarece que o pagamento pelos lotes arrematados deve ser feito exclusivamente por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Não é permitido realizar transações por PIX, transferência bancária ou qualquer outro método.
A Receita Federal também orienta que todas as informações oficiais sobre o leilão de mercadorias apreendidas estão disponíveis em seu site oficial, reforçando a importância de realizar transações apenas por canais seguros e legítimos.