Se você é mulher e tem o desejo de servir às Forças Armadas, saiba que o Comando Militar do Oeste (CMO) está com 99 vagas abertas para o alistamento feminino.
A oportunidade é para pessoas nascidas a partir de 2007 e que serão incorporadas como voluntárias a partir de 2026.
Lembrando que essa é a primeira vez que as mulheres podem se alistar nas Forças Armadas (Exército, a Marinha ou Aeronáutica). A inscrição vai até 30 de junho.
Ao todo, segundo o Governo Federal, serão destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal, sendo Exército: 1.010; Aeronáutica: 300; e Marinha: 155.
No caso do CMO, as vagas são para área de Organizações Militares na cidade de Campo Grande e, na Marinha, para Corumbá e Ladário.
As interessadas podem ir presencialmente na Junta de Serviço Militar, ou então se alista de forma online, por meio do site.
Serão levados em conta alguns critérios, por exemplo, a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e a especificidade exigida pela força escolhida.
O processo de recrutamento será feito nas seguintes etapas:
- ➡️alistamento;
- ➡️seleção geral;
- ➡️seleção complementar;
- ➡️designação/distribuição;
- ➡️incorporação.
Por se tratar de alistamento voluntário, e não obrigatório, as mulheres podem desistir de integrar as Forças Armadas.
Entretanto, a partir da etapa de incorporação, segundo o governo, o serviço militar passa a ser obrigatório para a mulher selecionada.
As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.