28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 9 de janeiro, 2025
spot_img

Após apoio do Sebrae, startup cresce e prevê dobrar o faturamento em 2025

Demonstrando que é possível inovar e prosperar no mercado financeiro, mesmo em um cenário desafiador, a Porter SGE, especializada em soluções para gestão financeira, inicia 2025 com perspectivas otimistas. A startup prevê dobrar o faturamento já nos dois primeiros meses do ano, graças à dedicação em 2024 a duas iniciativas do Sebrae: o Living Lab – laboratório de inovação que proporcionou mentorias, participação em eventos e missões empresariais – e o Capital Empreendedor, programa que capacitou os empreendedores para acessar o mercado de capitais e investimentos de risco.

Fundada em 2022, em Maracaju, a Porter SGE oferece ferramentas inovadoras que ajudam empresas de todos os portes a otimizarem processos financeiros, reduzirem custos e aumentarem a competitividade. Suas soluções liberam tempo para que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas. Entre os diferenciais, destacam-se a automação de tarefas manuais, como conciliação bancária, geração de relatórios e controle de fluxo de caixa.

A plataforma também fornece uma visão completa e em tempo real da saúde financeira das empresas, além de integrar-se a outros sistemas de gestão empresarial. Suas soluções são flexíveis e escaláveis, atendendo desde startups até grandes corporações.

“A Porter SGE utiliza inteligência artificial para simplificar toda a parte considerada chata e repetitiva da gestão financeira, como emissão de notas e controle fiscal. Nossa plataforma automatiza o fluxo bancário, organiza informações e permite que o cliente visualize relatórios claros sobre a saúde financeira do negócio. Já na área fiscal, o sistema torna a emissão de notas extremamente prática, possibilitando sua geração em poucos cliques e segundos”, explica Thiago Oliveira, CEO da startup.

A ideia para a criação da empresa surgiu durante uma conversa com um amigo empresário, que relatava dificuldades na emissão de notas fiscais. Thiago identificou a necessidade de um sistema automatizado que integrasse a gestão financeira e fiscal. “Quando idealizei a Porter, meu objetivo era colocar toda a gestão financeira na palma da mão do empresário. Começamos com uma solução simples e, ao longo do tempo, fomos automatizando e aprimorando o sistema. Hoje, nossa meta é torná-lo ainda mais proativo, gerando relatórios e identificando pontos de melhoria automaticamente”, compartilha o CEO.

O apoio do Sebrae/MS foi fundamental para que a startup superasse os riscos iniciais e atingisse a fase de crescimento e escalabilidade. Em novembro de 2023, a Porter ingressou no Programa de Aceleração do Living Lab, que proporcionou mentorias e conexões importantes. Em 2024, a empresa participou de eventos como o Web Summit Rio, um dos maiores encontros de inovação e tecnologia do mundo, além de missões empresariais e eventos locais, como o Startup Day e o EmpreendeFest, que reuniu mais de 15 mil visitantes.

Após apoio do Sebrae, startup cresce e prevê dobrar o faturamento em 2025
A startup Porter SGE marcou presença no EmpreendeFest 2024, evento promovido pelo Sebrae/MS. Crédito: Sebrae/MS

“Graças ao Sebrae e ao Living Lab, conseguimos estruturar melhor nosso modelo de negócios, aperfeiçoar vendas e marketing, além de selecionar sócios estratégicos. Trouxemos Carlos Henrique Machado dos Santos, com experiência em multinacionais, para assumir a área de tecnologia como CTO. O impacto do Living Lab foi imenso para nossa evolução”, destaca Thiago.

Outro marco importante foi a participação no programa Capital Empreendedor, que prepara empresas para captação de recursos. Durante quatro meses, a Porter passou por capacitações e mentorias que fortaleceram sua gestão financeira. Na etapa final, realizada em São Paulo, a startup foi classificada entre as cinco melhores de Mato Grosso do Sul e teve acesso direto a investidores.

Após apoio do Sebrae, startup cresce e prevê dobrar o faturamento em 2025
O Programa Capital Empreendedor fez parte da trajetória de preparação da startup Porter SGE. Crédito: Sebrae/MS

“Participar do Capital Empreendedor foi um divisor de águas. Melhoramos nossa gestão jurídica, avaliamos o valor da empresa (valuation) e alinhamos nossa estratégia. As mentorias nos ajudaram a aumentar o faturamento em 50%, melhorar a margem de lucro e refinar o marketing. Hoje temos um planejamento financeiro até 2028 e estamos prontos para o mercado. Por conta do Living Lab e do Capital Empreendedor, estamos em plena fase de crescimento escalável, com projeções muito positivas para 2025. Já nestes primeiros dois meses do ano queremos dobrar o faturamento”, conclui Thiago.

Fale com a Redação