30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 10 de janeiro, 2025
spot_img

Juizado de Trânsito registra mais de 5 mil atendimentos na capital em 2024

O Juizado de Trânsito da comarca de Campo Grande apresentou o balanço do ano passado com números expressivos: entre janeiro e dezembro foram realizados 5.103 atendimentos, o que representa um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior – em 2023 foram 4.492 atendimentos.

De acordo com o relatório anual apresentado pela equipe do Juizado, o mês com mais ocorrências foi abril, quando foram registrados 518 atendimentos, dos quais 499 resultaram em acordos entre as partes envolvidas.

Os meses de julho e dezembro, com 470 ocorrências cada, foram os próximos mais agitados para a equipe, que oferece o serviço de perícia, orientação, mediação e conciliação nos locais dos acidentes de trânsito sem vítimas.

Durante todo o recesso forense, entre 20 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, os atendimentos foram realizados normalmente, com as partes podendo ingressar com ações, solicitar audiências ou realizar outras demandas que envolvam o Juizado. O relatório mostra que cerca de 130 novos acordos foram realizados neste período.

O sistema de agendamento eletrônico também permaneceu ativo, permitindo maior comodidade para os usuários que precisaram resolver pendências de forma ágil.

Esse balanço contabiliza situações que viram processos judiciais, acordos firmados no lugar da ocorrência, e também outros tipos de sinistros, pois mesmo nos casos que não são competência do Juizado, é feita orientação.

O Juizado – Oferecido pelo Tribunal de Justiça para atender, imediatamente, chamadas referentes a acidentes sem vítimas, no próprio local, com veículos automotores (motos, carros, caminhões e ônibus), o Juizado Especial de Trânsito é um serviço totalmente gratuito, responsável pela solução de conflitos relacionados a infrações de trânsito, acidentes e outras questões que envolvem a legislação de trânsito.

A equipe de atendimento, composta por um conciliador, um policial militar e motorista, realiza os atendimentos na van do Juizado, que comparece ao local nos casos solicitados. O serviço é disponível na capital sul-mato-grossense de segunda a segunda, das 7 às 22 horas, pelo telefone 0800-647-1333 ou pelo Ligue 159. A van do Juizado do Trânsito também atende nas cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

O Juizado Especial do Trânsito não realiza atendimentos em casos de acidentes que envolvem carros oficiais ou resultem em dano ao patrimônio público (como postes, semáforos), quando ocorrem óbitos ou feridos de algum envolvido, ou ainda nos casos em que haja indícios de crime de trânsito – como, por exemplo, conduzir veículo sob a influência de álcool ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada.

Fale com a Redação