21.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025
spot_img

Nota do Enem 2024 pode ser utilizada para ingresso na UFMS pelo Sisu

A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizada nesta segunda-feira, 13, pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Com a nota, disponível na Página do Participante, é possível concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da UFMS, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, de 17 a 21 de janeiro.

Na última edição, mais de 3 milhões de pessoas fizeram as provas, o que corresponde a 73,5% dos inscritos. “O Enem tem uma importância muito grande na trajetória de vida dos estudantes brasileiros por ele ser a principal porta de entrada para o ensino superior”, apontou o ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada em Brasília. “Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova. Em comparação com o Enem de 2023, podemos perceber um aumento no número de presentes na prova, redução no número de ausentes e aumento de 400 mil inscrições no Enem 2024″, complementou.

De acordo com o MEC, as médias gerais do exame foram 529 para matemática e suas tecnologias; 528 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 517 para ciências humanas e suas tecnologias; e 495 para ciências da natureza e suas tecnologias. Para redação, a média geral foi 660 e, em Mato Grosso do Sul, 299 candidatos obtiveram notas entre 950 e 1000.

O Sisu abre a consulta às vagas amanhã, 14, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na UFMS, serão ofertadas vagas em 125 cursos presenciais e a distância na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

Sisu 2025

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o interessado tenha o Ensino Médio completo e realizado a avaliação de 2024 do Enem sem zerar a prova de redação. Os candidatos que se inscreveram como treineiros não podem concorrer e terão o boletim individual publicado somente em março.

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho na prova do Enem primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei Nº 12.711/2012, a Lei de Cotas.

A primeira chamada está prevista para o dia 26 de janeiro. Após a divulgação do resultado do Sisu, os candidatos que não forem selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para mais informações sobre vagas e cursos na UFMS, acesse a página Ingresso.

Fale com a Redação