Está aberto o processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) até 25 de janeiro. As vagas são para estudantes dos cursos de graduação em licenciatura e as inscrições podem ser realizadas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
Podem se inscrever estudantes dos cursos de Artes Visuais; Ciências Biológicas; Educação do Campo; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Licenciatura Intercultural Indígena; Letras – Português/Espanhol; Letras – Português/Literatura; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Pedagogia Intercultural Indígena; e Química. A atuação poderá ser em subprojetos desenvolvidos na Cidade Universitária, Agência de Educação Digital e a Distância e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.
A diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Malinosky, ressalta a importância dos estudantes dos cursos de licenciatura participarem do Programa. “O Pibid proporciona a inserção dos estudantes nas escolas da Rede Pública, concretizando a relação entre a Universidade e a escola e otimizando o processo formativo docente. Também busca proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de Educação Básica para os discentes dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Além disso, destaco o que talvez seja o maior legado do Pibid: a valorização das licenciaturas e dos licenciandos”. Em 2024, foram 11 subprojetos desenvolvidos no Pibid com a atuação de mais de 575 bolsistas na Universidade.
A bolsa possui o valor de R$ 700 mensais e os interessados precisam ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, ter matrícula ativa em curso de licenciatura da UFMS, além da disponibilidade da carga horária mínima de 10 horas semanais para as atividades.
A previsão da divulgação do resultado final é 10 de fevereiro.