O prefeito Marçal Filho esteve em São Paulo nesta terça-feira (14) para conhecer os projetos de operação da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Acompanhado pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB), o prefeito se reuniu com Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul, Amanda Fortaleza, gerente de Relações Institucionais, Isabela Bettini, gerente Tributária e Fernando Mattia, gerente de Relações Institucionais, e recebeu a garantia que tão logo a pista seja aprovada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) a empresa voltará a operar em Dourados com voos direto para São Paulo.
Marçal Filho destacou que essa foi a primeira de muitas reuniões que vão ocorrer para garantir a operação plena do Aeroporto de Dourados. “Estaremos também com a direção da Gol e da Latam para tratarmos dessa questão, além, é claro, de audiências no Ministério de Portos e Aeroportos, na Agência Nacional de Aviação Civil, na Infraero, enfim, todos os agentes indispensáveis para a operação do nosso aeroporto estão sendo procurados pela nossa gestão para darmos à sociedade a resposta que ela espera”, enfatizou o prefeito.
Ao mesmo tempo em que trata dessas questões operacionais, Marçal Filho também ressalta que recebeu do governador Eduardo Riedel a garantia que a licitação do novo terminal de passageiros e cargas será agilizada. O projeto técnico já foi aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). “A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística está trabalhando no processo licitatório da obra que terá investimentos de R$ 39 milhões, com parte de recursos do Governo Federal e outra parte de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul”, destacou Marçal Filho.
O prefeito ressalta que o compromisso do governo municipal é colocar o Aeroporto de Dourados em operação com a maior brevidade. “Não estabeleço prazo, assim como não faço promessas”, enfatizou. “Sou de prometer menos e fazer mais, portanto a sociedade douradense pode ter certeza que vou trabalhar incansavelmente para colocar um ponto final nessa situação vexatório, onde nosso aeroporto já está há quase 4 anos fechado”, completou Marçal Filho.
Para ele, o mais importante é que as coisas estão acontecendo, tanto que o projeto técnico do novo terminal é digno de uma cidade do porte de Dourados, que tem uma população local de 262 mil habitantes e um polo regional de 38 municípios com quase 1 milhão de habitantes. O novo terminal terá uma área construída de aproximadamente 3 mil metros quadrados, incluindo espaços modernos como lanchonetes, lojas comerciais, uma seção de combate a incêndio (SCI) e uma estação de serviços de tráfego aéreo (EPTA).
O superintendente de logística da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Derick Machado, enfatiza que com as obras que serão realizadas Dourados passará por uma transformação significativa no setor aeroportuário, atendendo as demandas atuais e futuras do tráfego aéreo e proporcionando aos passageiros uma experiência mais eficiente e confortável. O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico local, além da geração de empregos e renda na região.
REMEMBER
A Azul iniciou as operações em Dourados em fevereiro de 2013 e rapidamente viu seus voos diários com ocupação total. Eram dois voos diários, um na madrugada e outro à tarde, de segunda a sexta-feira, com aeronave ATR 72-600, de 70 assentos. Na sequência passou a operar com voos também nos finais de semana, sempre lotados. A empresa encerrou as atividades em maio de 2021, quando tiveram início das obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem.
A Gol Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Regional de Dourados em maio de 2019, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com dois voos diários e diretos em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation com capacidade para até 138 passageiros. A empresa também encerrou as operações quando o aeroporto foi fechado para reformas, em maio de 2021.