24.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de janeiro, 2025
spot_img

MS enfrenta extremos climáticos com calor intenso e alerta para temporais

Nesta quinta-feira (15), Mato Grosso do Sul será palco de extremos climáticos. Enquanto cidades do extremo leste, centro-norte e Pantanal estão sob alerta para temporais, o estado também começa a sentir os efeitos da primeira onda de calor de 2025, que deve se intensificar até o próximo domingo (19).

De acordo com a Climatempo, municípios das regiões oeste e sul, como Ponta Porã, Dourados, Juti e Iguatemi, devem enfrentar temperaturas superiores a 40 ºC nos próximos dias. O aumento é causado por uma massa de ar quente que avança pela região Centro-Oeste, vinda da Argentina e do Paraguai, elevando as temperaturas a pelo menos 5 ºC acima da média histórica.

Nas demais regiões do estado, o calor será classificado como “calor intenso”, mas com menor severidade, segundo o meteorologista da Climatempo, Vitor Takao. “Nas outras regiões, o clima ficará abafado, mas não atingirá os níveis da onda de calor registrada no sul e oeste do estado”, explica.

Campo Grande tem céu parcialmente claro e registra 24ºC nesta manhã. A temperatura deve chegar hoje 33ºC. Para amanhã são esperados 31ºC. O fim de semana pode ter um refresco, com máximas de 28ºC no sábado e 29ºC no domingo.

Alerta para temporais

Ao mesmo tempo, 29 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta para chuvas intensas até as 9h desta quinta-feira. De acordo com a previsão, os temporais podem acumular volumes de no mínimo 20 milímetros e causar ventos de até 60 km/h.

Os municípios listados são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Três Lagoas.

Apesar de o risco ser classificado como baixo, as chuvas podem provocar cortes pontuais no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cuidados necessários

Diante das condições extremas, os especialistas orientam a população a redobrar os cuidados. Em áreas de calor extremo, é importante manter a hidratação e evitar exposição ao sol nos períodos de maior intensidade, especialmente entre 10h e 16h. Já nas regiões sob alerta de temporais, recomenda-se atenção a áreas sujeitas a alagamentos e evitar abrigar-se debaixo de árvores durante ventanias.

Com extremos de calor e chuva, o estado vive mais um episódio de eventos climáticos intensos que marcam o início de 2025.

Fale com a Redação