O experiente Jean será uma das grandes atrações desta edição do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol, que começa neste sábado (18). Quatro vezes campeão brasileiro da primeira divisão e com passagens pelos maiores times do País, ele voltou ao estado natal para jogar no Pantanal, antiga Associação Atlética Portuguesa.
O anúncio aconteceu pelas redes sociais ao longo dessa semana, junto ao restante do elenco para a temporada. Primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em Mato Grosso do Sul, o Pantanal espera alcançar pelo menos a fase final do Estadual e, assim, poder disputar as competições nacionais no próximo ano e aumentar o faturamento.
A estreia do time será hoje, às 20h, contra o Dourados no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Esse ano, todos os 10 clubes da primeira divisão estadual irão se enfrentara em jogos de turno único na primeira fase. Os dois primeiros colocados se garantem na semifinal, enquanto o 3º, 4º, 5º e o 6º colocados fazem um mata-mata.
Jean, volante e lateral
Jean, que joga como volante e também como lateral-direito, tem 38 anos e foi um dos responsáveis pela conquista do Campeonato Brasileiro da Série D do Retrô (PE) no ano passado, levando o clube também para a terceira divisão nacional.
O jogador, que é natural de Campo Grande, onde também começou a carreira nas categorias de base do Comercial e Operário até ser transferido para o São Paulo em 2002, onde jogou no profissional e foi campeão brasileiro pela primeira vez, em 2008. Depois, foi emprestado ao Fluminense, onde ficou de 2012 a 2015, sendo campeão brasileiro de novo.
De 2016 a 2021 jogou pelo Palmeiras, onde foi duas vezes campeão brasileiro, em 2016, quando Jean foi eleito o melhor lateral-direito da competição, e em 2018, já quando estava na reserva. Em 2020, foi emprestado ao Cruzeiro, onde ficou por um ano, e em 2023 jogou pelo Retrô. Ele também atuou pela Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa das Confederações de 2013.