25.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de janeiro, 2025
spot_img

Anac libera pista do aeroporto de Dourados com retorno de voos comerciais

A Azul Linhas Aéreas já demonstrou interesse e promete retomar os voos diretos para São Paulo assim que as melhorias estiverem concluídas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a Cabeceira 6 da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, para operações de aviões particulares de grande porte. O anúncio foi feito ao prefeito Marçal Filho pela Gerência Técnica de Engenharia Aeroportuária (GTEA) e pela Gerência de Certificação e Segurança Operacional (GCOP) da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Anac.

O prefeito comemorou o avanço, destacando que a liberação representa um passo importante para o retorno de operações comerciais no aeroporto. “Já estamos adotando todas as medidas necessárias para que isso ocorra o mais breve possível”, afirmou Marçal Filho, que assumiu a gestão há apenas 10 dias úteis.

Avanços na gestão

Marçal criticou a demora na solicitação da liberação, que, segundo ele, poderia ter sido feita pela administração anterior logo após a conclusão das obras de ampliação da pista, entregues em julho de 2024 pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército. “Isso prova que, com força de trabalho e compromisso com a sociedade, é possível realizar grandes conquistas mesmo em tempos de dificuldades financeiras”, declarou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, destacou que a liberação da Cabeceira 6 permite pousos e decolagens em procedimento visual. Ele explicou que outras etapas estão em andamento, como a ativação do Canal de Inspeção com pórtico e raio-X, além da adequação da Sala de Comunicação, que abrigará a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

Retorno de voos comerciais

Luiz Roberto acredita que, com a conclusão dessas melhorias e a ativação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi) da Cabeceira 24, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) aprovarão a liberação total da pista. “Isso permitirá o retorno das operações comerciais e voos diários de grandes companhias aéreas no aeroporto”, afirmou o secretário, que também destacou que a ausência de manutenção nos equipamentos durante as reformas de 2021 foi um dos entraves para essa liberação.

Parcerias e reuniões estratégicas

No último dia 14, Marçal Filho e o deputado federal Beto Pereira (PSDB) se reuniram em São Paulo com o diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Cesar Grandolfo. Na ocasião, receberam a garantia de que a companhia retomará voos diretos entre Dourados e São Paulo assim que a pista for aprovada.

Além disso, o prefeito estará em Brasília na próxima terça-feira (21) para uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “Vamos pedir celeridade nas demandas pendentes, reforçando a importância do aeroporto para Dourados e os 38 municípios da região”, concluiu Marçal Filho.

A liberação da Cabeceira 6 e os próximos passos marcam um momento de expectativa para o fortalecimento do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira como um polo estratégico para o desenvolvimento do sul de Mato Grosso do Sul.

Fale com a Redação