29.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de janeiro, 2025
spot_img

Semana será marcada por chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, alerta Cemtec

Os sul-mato-grossenses devem se preparar para mais uma semana de chuvas intensas em diversas regiões do Estado. De acordo com a previsão do tempo, os próximos dias serão caracterizados por pancadas de chuva, especialmente no centro-sul e leste. O aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade favorecem a formação de instabilidade no Estado.

Neste domingo (20), o dia começou com sol em muitas cidades, mas o aumento de nuvens ao longo do dia pode trazer chuvas na parte da tarde. Em Campo Grande, a temperatura mínima deve variar entre 21°C e 22°C, enquanto as máximas ficam entre 27°C e 28°C. A umidade relativa do ar oscilará entre 74% e 95%, com ventos predominando dos quadrantes leste e norte.

Apesar do tempo chuvoso, as temperaturas continuam elevadas em boa parte do Estado. Ontem (18), Porto Murtinho chegou a registrar mais de 40°C, destacando o calor típico da região.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), os acumulados de chuva até este domingo variam entre 30 mm e 125 mm, com volumes expressivos nas áreas mais ao sul e leste do Estado. A partir de segunda-feira (20), as precipitações continuarão significativas, com estimativas entre 30 mm e 90 mm.

Modelos meteorológicos, como o GFS, reforçam a previsão de dois períodos de chuvas intensas no Estado: o primeiro entre os dias 12 e 20 de janeiro, e o segundo entre os dias 20 e 28 de janeiro. O alerta se mantém para dias úmidos e eventuais transtornos causados pelas chuvas em áreas urbanas e rurais.

Alertas

O Inmet emitiu dois alertas, laranja e amarelo, de perigo para chuvas intensas válidos até às 10h de hoje. 54 municípios de MS estão incluídos, entre eles: Campo Grande, Água Clara, Alcinópolis, Angélica, Bandeirantes, Brasilância, Aquidauana, Corumbá, Corguinho, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Coxim, Chapadão do Sul, Terenos e Vicentina.

Diante das condições climáticas adversas, é fundamental que a população se atente às orientações e se proteja adequadamente para evitar danos e acidentes.

Fale com a Redação