31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de janeiro, 2025
spot_img

Brasileiros avaliam impacto de Donald Trump nas eleições de 2026 e relações com Lula

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (20), revelou as opiniões dos brasileiros sobre o impacto do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no cenário político e diplomático do Brasil. O levantamento apontou que 44% dos entrevistados acreditam que o republicano pode influenciar a direita nas eleições presidenciais brasileiras de 2026. Já 51% consideram que as diferenças ideológicas entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trarão dificuldades nas relações pessoais, o que poderia prejudicar a cooperação entre Brasil e Estados Unidos.

A pesquisa, que ouviu 1.500 pessoas nas cinco regiões do país, tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Percepções sobre as relações Brasil-EUA

Os brasileiros também foram questionados sobre como enxergam o impacto do governo Trump nas relações entre os dois países. Quando perguntados se as diferenças ideológicas entre Lula e Trump poderiam ser prejudiciais, 51% responderam afirmativamente, enquanto 32% discordaram e 17% não souberam ou preferiram não opinar. Em relação à influência de Trump sobre a direita brasileira, 44% acreditam que ela ocorrerá, 21% discordam e 35% não souberam responder.

Sobre se o governo Trump será benéfico para o Brasil, a opinião ficou dividida: 41% acreditam que sim, enquanto 40% discordam e 19% não souberam responder.

Avaliações sobre Donald Trump

A pesquisa também investigou a opinião dos brasileiros sobre a figura de Donald Trump. Dos entrevistados, 41% afirmaram ter gostado de sua vitória nas eleições americanas, enquanto 37% declararam o oposto e 22% preferiram não opinar. Quando questionados sobre a imagem de Trump, 34% disseram que é positiva, 32% consideram negativa, 17% mantêm uma visão neutra e 17% não responderam.

Em uma hipótica votação nas eleições dos EUA, 37% escolheriam Trump, enquanto 30% votariam em Kamala Harris. Outros 15% optariam por nenhum dos dois, e 18% não souberam responder.

Temas globais e políticas internas

Sobre temas de relevância internacional, 48% dos brasileiros acreditam que Trump pode desempenhar um papel importante na resolução de conflitos como a Guerra Russo-Ucraniana e a Guerra Israel-Hamas, enquanto 38% discordam e 14% não souberam responder. Já em relação às políticas migratórias, 76% dos entrevistados esperam movimentos mais duros por parte do republicano, enquanto 13% não acreditam nessa possibilidade e 11% não souberam opinar.

Curiosamente, a pesquisa também abordou declarações polêmicas de Trump, como sua intenção de anexar o Canadá, mudar o nome do Golfo do México e comprar a Groenlândia. Diante dessas propostas, 40% dos brasileiros disseram enxergá-las com preocupação, 21% demonstraram apoio, 12% não acreditam que algo será feito e 27% preferiram não opinar.

A pesquisa reflete um panorama diversificado das percepções dos brasileiros sobre o impacto de Donald Trump, tanto no cenário interno quanto nas relações diplomáticas e políticas globais.

Fale com a Redação