A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o processo seletivo unificado de ingresso nos cursos de mestrado e doutorado. O prazo vai até sexta-feira (24), e as inscrições devem ser feitas na página da Pós-Graduação da Universidade. Ao todo, são oferecidas mais de 1,2 mil vagas em programas de diversas áreas de conhecimento, distribuídas pela Cidade Universitária e pelos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e Pantanal.
As oportunidades são para candidatos brasileiros e estrangeiros, com vagas disponíveis em ampla concorrência, ações afirmativas e também no Programa Qualifica, voltado para servidores ativos da UFMS e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O edital com todas as informações detalhadas pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), que disponibilizou o documento em português, inglês e espanhol pela primeira vez.
Atualmente, a UFMS conta com mais de 50 programas de pós-graduação, reconhecidos pela sua qualidade e relevância acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avaliou positivamente diversos desses programas, com destaque para aqueles que receberam notas 5 e 6. “A UFMS tem investido fortemente para fortalecer a pós-graduação, tanto em infraestrutura quanto em formação acadêmica e parcerias”, afirma Caroline Spanhol, diretora de Pós-Graduação da Propp.
A Universidade se destaca por sua infraestrutura moderna, com laboratórios bem equipados e parcerias com instituições nacionais e internacionais, além de estreita colaboração com a indústria. “O título de mestrado ou doutorado fortalece significativamente a empregabilidade dos egressos, tornando-os mais competitivos tanto no mercado de trabalho quanto no meio acadêmico”, acrescenta a diretora.
Destaques da Pós-Graduação na UFMS
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, coordenado pelo professor Rudi Laps, é um dos exemplos de sucesso da UFMS. O programa, que possui conceito 6 junto à Capes, tem se destacado pelos seus projetos voltados à resolução de problemas locais e globais relacionados à conservação da biodiversidade e ao uso sustentável dos recursos naturais. “A formação teórica e técnica avançada, aliada a projetos de impacto social, oferece aos alunos uma excelente preparação para atuar em pesquisa, ensino, empresas e órgãos governamentais”, destaca Laps.
Entre os benefícios de cursar o mestrado ou doutorado em Ecologia e Conservação, o coordenador do programa destaca a oportunidade de realizar pesquisas em ecossistemas únicos como o Pantanal, além do envolvimento em uma rede de pesquisadores e instituições de renome. Alexandre Pereira, estudante do doutorado, ressalta a importância da pós-graduação da UFMS para sua carreira profissional como analista ambiental no Ibama, especialmente pela possibilidade de se integrar a grupos de pesquisa e projetos de longa duração, como o estudo do fogo no Pantanal.
Estudos Fronteiriços: um programa único no Brasil
Outro destaque da UFMS é o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, localizado no Câmpus do Pantanal. Considerado o único no Brasil com área de concentração em Estudos Fronteiriços, o programa é interdisciplinar e possui uma forte atuação em colaboração com instituições de pesquisa nacionais e internacionais. “Nosso objetivo é formar profissionais capacitados para entender as dinâmicas fronteiriças e oferecer soluções para o desenvolvimento das áreas de fronteira”, explica Carlo Golin, coordenador em exercício do programa.
O Programa de Estudos Fronteiriços também é reconhecido por suas parcerias com universidades e instituições de diversos países, incluindo Argentina, México, Chile e Estados Unidos. As linhas de pesquisa abrangem temas relacionados ao planejamento territorial, reordenamento de fronteiras, impacto ambiental e aspectos culturais e sociais.
Oportunidades para profissionais de diversas áreas
Os programas de pós-graduação da UFMS oferecem também diversas oportunidades para profissionais que atuam em áreas como direito, educação e políticas públicas. Dieimi de Souza Rufino, estudante de mestrado em Estudos Fronteiriços, destaca como a formação está diretamente ligada ao seu trabalho na 2ª Vara Criminal de Corumbá, focando no estudo da violência doméstica e familiar. Já Gilson Pacola, professor em Corumbá e egresso do programa, ressalta a importância da pesquisa sobre políticas públicas locais e o esporte escolar nas escolas municipais.
Com a aprovação da Capes para o início do doutorado em Estudos Fronteiriços em 2025, o programa continua a expandir suas fronteiras, oferecendo uma formação de excelência que prepara os alunos para enfrentar os desafios e as oportunidades únicas das regiões de fronteira.
Inscrições e mais informações
As inscrições para o processo seletivo da UFMS vão até sexta-feira (24). Para acessar o edital completo e obter mais informações sobre os cursos de mestrado e doutorado disponíveis, os interessados devem visitar a página da Pós-Graduação da Universidade.