Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul para uma reunião de ajustes de procedimentos do e-Sfinge. Participaram da reunião representantes da MS Gás, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Governo do Estado.
O sistema e-Sfinge está em funcionamento desde o dia 16 de dezembro de 2024 e permite que os jurisdicionados enviem automaticamente as prestações de contas por meio de uma interface de programação de aplicativos (API), facilitando e agilizando todo o processo.
Apenas um mês desde o lançamento do novo sistema pelo Tribunal de Contas de MS, 95% dos municípios (75 de 79) conseguiram completar com sucesso a primeira etapa do processo, enviando as leis orçamentárias, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas de Freitas, com a participação do diretor de Tecnologia da Informação, José Augusto Alves Ferreira, e dos auditores de controle externo Maxwel Borges, Anahi Loureiro de Almeida Philbois, Telma Yule de Oliveira Zaffanelli, Denis Antônio de Souza, e do assessor de tecnologia da informação, Jonathan de Oliveira.