28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de janeiro, 2025
spot_img

Construção do Parque Municipal Cachoeira do Céuzinho recebe licença ambiental

Sonho antigo dos campo-grandenses, o Parque Turístico Municipal Cachoeiras do Céuzinho recebeu a licença prévia de autorização para as atividades emitida pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) em favor da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

O documento, apesar de ter sido publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) dessa quarta-feira (22), é datado do dia 30 de dezembro de 2024 e tem a validade por 12 meses, ou seja, até o final de dezembro de 2025. A expectativa é de que o projeto arquitetônico avance para transformar o local em um parque público preservado.

Construção do Parque Municipal Cachoeira do Céuzinho recebe licença ambiental
Publicação no Diogrande (Foto: Reprodução)

O próximo passo agora é a licitação para contratar a empresa que será a responsável pela obra. A Sisep, no entanto, não soube dizer quando o edital será publicado e tão pouco o prazo para a conclusão dos trabalhos, mas garantiu que o procedimento está na fase final de preparação para publicação.

O projeto

Construção do Parque Municipal Cachoeira do Céuzinho recebe licença ambiental
Projeto mostra possível entrada do Parque Turístico, em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

A proposta Parque Turístico Municipal começou em 2022, por meio de um projeto de lei do vereador Carlos Augusto Borges (PSB) para permutar áreas públicas com a Energisa e proprietários rurais da região da Bacia do Córrego Ceroula para preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando pesquisas, turismo ecológico e lazer.

Um ano depois, em agosto de 2023, a Prefeitura de Campo Grande lançou a pedra fundamental do novo parque, cujo projeto de construção foi orçado em R$ 9,5 milhões. O complexo de turismo terá receptivos, quiosques, redários, playground, museus, restaurante, apoio para trilhas e uma série de atrativos.

Construção do Parque Municipal Cachoeira do Céuzinho recebe licença ambiental
Projeto de como vai ficar a Cachoeira do Céuzinho (Foto: PMCG)

Ao todo, são 28 hectares, que contam com quatro cachoeiras, a mais conhecida delas é a do Céuzinho, às margens da Estrada Municipal CG-060, frequentemente usadas por turistas e campo-grandenses para atividades de lazer, recreação e religiosas. Uma das reclamações é que não há um órgão responsável pelo zelo do local.

Na época em que a pedra fundamental foi lançada pela prefeita Adriane Lopes (PP), a previsão era que a obra fosse entregue até o final de 2024. Entretanto, nunca houve um serviço relacionado ao projeto no local desde então. A própria placa instalada para divulgação do novo parque se desgastou com o tempo.

Fale com a Redação