23.8 C
Campo Grande
sábado, 1 de fevereiro, 2025
spot_img

Lula parabeniza Davi Alcolumbre pela vitória na eleição para presidência do Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) pela sua eleição à presidência do Senado, cargo que ocupará nos próximos dois anos. A votação, realizada na tarde deste sábado (1º), no plenário da Casa, teve Alcolumbre como franco favorito, com 73 dos 81 votos. O senador do Amapá superou seus adversários Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram apenas quatro votos cada.

Lula, em nota oficial divulgada minutos após o resultado, destacou a importância da harmonia entre as instituições para o desenvolvimento do país. “Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, afirmou o presidente.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1885756649861796172

Esta é a segunda vez que Alcolumbre assume a presidência do Senado. O senador já havia exercido o cargo entre 2019 e 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro. Natural de Macapá, Alcolumbre está em seu segundo mandato consecutivo no Senado e tem 47 anos. Antes da carreira política, foi comerciante em sua cidade natal e vereador em Macapá.

O cargo de presidente do Senado é de extrema relevância, pois seu ocupante também preside o Congresso Nacional, sendo responsável por funções como empossar o presidente da República, convocar o Congresso em casos de estado de defesa ou intervenção federal, e receber pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o presidente do Senado define as pautas das sessões da Casa e do Congresso.

A eleição para a presidência do Senado é secreta, realizada em cédulas de papel, e exige a maioria absoluta dos votos (mínimo de 41). Caso nenhum candidato atinja esse número, ocorre um segundo turno entre os dois mais votados, sendo novamente necessário um mínimo de 41 votos para a eleição.

Enquanto Alcolumbre se consagrava vitorioso no Senado, os deputados federais também se reuniam em Brasília para eleger a mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Fale com a Redação