22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
spot_img

Boletos podem ser pagos por pix a partir de segunda-feira

Além da nova modalidade, que entra em vigor por uma resolução do Banco Central, será criado o boleto dinâmico

A partir da próxima segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos via Pix, com a inclusão de um QR Code específico no documento. A medida, que entra em vigor por meio de uma resolução do Banco Central (BC), traz uma nova modalidade de pagamento, além da criação do boleto dinâmico, que será utilizado na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas.

O BC destaca que, com essa inovação, será possível incorporar a agilidade, a conveniência e a alta aceitação do Pix ao tradicional boleto de pagamento, um dos meios mais usados para transações financeiras no Brasil. O objetivo é modernizar o pagamento de boletos, mantendo a segurança aprimorada, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos.

Embora algumas instituições já ofereçam a opção de pagar boletos utilizando QR Code, o Banco Central explica que, com a regulamentação, essa possibilidade será expandida, com um estabelecimento claro de responsabilidades entre todos os participantes do processo.

“A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento, trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos”, afirma Ricardo Vieira Barroso, Chefe de Divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC.

Boleto dinâmico

O boleto dinâmico, uma das principais novidades, promete aumentar a segurança nos pagamentos de dívidas representadas por títulos, como a duplicata escritural. Essa nova modalidade será vinculada ao título e emitida digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central, permitindo o direcionamento correto dos recursos pagos de forma automática.

“Para garantir o correto direcionamento dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC”, explica a autoridade monetária.

Ainda segundo o BC, a regulamentação será detalhada em uma instrução normativa, que definirá os tipos de ativos financeiros que poderão ser cobrados por meio do boleto dinâmico. Inicialmente, a expectativa é que esse novo modelo esteja vinculado à duplicata escritural e aos recebíveis imobiliários.

O novo sistema permitirá que o devedor utilize o mesmo boleto, seja em formato físico ou eletrônico, para realizar o pagamento diretamente ao credor legítimo, sem necessidade de substituir o instrumento de pagamento, simplificando a transação e garantindo maior eficiência no processo.

Fale com a Redação