A terça-feira (4) em Mato Grosso do Sul será marcada por sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas, típicas do verão. Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), tempestades podem ocorrer em áreas isoladas, especialmente nos municípios das regiões centro-norte e nordeste do Estado.
Na capital, Campo Grande, o dia começou com 23ºC e algumas nuvens no céu. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 28ºC, índice também esperado para quarta-feira (5). Na quinta-feira (6), a previsão indica 27ºC, enquanto na sexta-feira (7) a temperatura pode atingir os 29ºC.
A instabilidade climática no Estado ocorre devido à atuação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), aliada ao calor e à alta umidade do ar. Por outro lado, o tempo deve permanecer firme nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 40%.
Temperaturas pelo Estado
Na região pantaneira, as máximas previstas são de 38ºC em Porto Murtinho, 34ºC em Corumbá, 32ºC em Aquidauana e 30ºC em Coxim. No sul do Estado, os termômetros devem marcar até 30ºC em Ponta Porã e 32ºC em Dourados.
Outras temperaturas máximas esperadas para esta terça-feira incluem:
- 32ºC em Naviraí, Bonito e Maracaju;
- 31ºC em Ivinhema;
- 30ºC em Água Clara, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina;
- 29ºC em Três Lagoas;
- 28ºC em Paranaíba;
- 26ºC em Costa Rica.
Alerta de tempestades
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de risco para chuvas intensas em parte do Estado, com possibilidade de volumes entre 20 a 30 milímetros por hora e rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. O alerta, válido até o fim da manhã desta terça-feira, abrange os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Moradores dessas regiões devem ficar atentos às condições climáticas e seguir as recomendações de segurança para evitar transtornos causados pelas chuvas e ventos fortes.