Empresários da região sul de Mato Grosso do Sul têm a oportunidade de receber consultoria gratuita para aumento da produtividade por meio do programa Brasil Mais Produtivo. Ao todo, são 125 vagas para Dourados e 25 para Amambai neste primeiro ciclo de 2025/2027.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e administrada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Sebrae e o Senai, responsáveis pelo acompanhamento das empresas. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de fevereiro.
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Elizabeth Vergíneo, o programa é voltado para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que atuam nos segmentos de comércio, serviços e indústria. Durante seis meses, os participantes são acompanhados por um Agente Local de Inovação (ALI) que identifica os principais desafios do empreendimento em conjunto com o empresário e aplica melhorias em oito etapas, com o propósito de otimizar processos e aumentar a eficiência do negócio.
“O programa oferece consultorias especializadas que utilizam metodologias ágeis e ferramentas de gestão para aprimorar processos produtivos. O agente do Sebrae acompanha a implementação da metodologia na empresa, de forma totalmente gratuita, e o cliente tem acesso à capacitações em gestão, inovação e digitalização, aplicando estratégias para aumentar a eficiência e reduzir custos”, destaca Elizabeth.
Com esse suporte, as empresas conseguem obter melhorias significativas como é o caso da boleria e cafeteria Casa de Vó, em Dourados. O negócio, comandado pelas sócias Fabiana Cariaga Pletsch e Daniely Aparecida Sotolani Nascimento, já possui duas unidades no município e, em 2023, contou com o apoio do programa Brasil Mais Produtivo.
A partir do acompanhamento do Agente Local de Inovação, elas aprimoraram o relacionamento com os clientes com uma nova forma de captar feedbacks tanto dos consumidores presenciais quanto dos atendidos via delivery. Além disso, adotaram ferramentas para a seleção e contratação de funcionários, aprimorando a organização dos processos de recursos humanos e promovendo reuniões estratégicas para engajamento da equipe.
“Com os novos processos, percebemos mais assiduidade das funcionárias e maior alinhamento com a política da empresa. Essa busca por informações foi muito importante para nós, pois as mudanças vêm quando trabalhamos com segurança no que fazemos”, afirma Fabiana Cariaga.
Inscrições
Para este novo ciclo, além de oferecer oportunidades para empresários de Dourados e Amambai, o programa Brasil Mais Produtivo também traz outras 625 vagas para empresários de Campo Grande, Chapadão do Sul, Bonito, Coxim, Aquidauana e Três Lagoas.
O micro ou pequeno empresário interessado em participar deve ter CNPJ ativo, com no mínimo 12 meses de operação, e não sido integrante do programa no último ciclo, em 2024. Empresas que já foram atendidas em períodos anteriores a esse e desejarem se inscrever, podem aderir novamente. Seguindo esses requisitos, os interessados podem fazer a inscrição de forma on-line por meio do site do programa, basta clicar aqui.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.