24.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
spot_img

Tribunal de Justiça elege direção da Ejud-MS para o biênio 2025/2026

Em sessão do Órgão Especial na tarde desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, foram eleitos para a direção da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) os desembargadores Marco André Nogueira Hanson, no cargo de diretor-geral, e Alexandre Lima Raslan, como vice-diretor. Os novos gestores foram indicados pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Dorival Renato Pavan, que presidiu pela primeira vez o colegiado desde sua posse.

Após a eleição, o novo diretor-geral da Ejud-MS, que ocupava o cargo de vice-diretor no último biênio na gestão do Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, agradeceu a confiança depositada pelos pares e ressaltou que a Escola está de portas abertas a todos aqueles que queiram colaborar.

“Vou manter estreito contato com todos os colegas para que participem e colaborem com a Escola. Quero também agradecer ao desembargador Fassa pela oportunidade que me deu nesses dois anos. Fiquei muito feliz, estou realizado por ter participado da sua gestão para aprender um pouco da Escola. Muito obrigado e vamos ao trabalho”, concluiu o Des. Marco André Nogueira Hanson. 

A Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) foi criada pela Lei nº 3.932/2010, como órgão auxiliar do Poder Judiciário, vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça, para promover o treinamento, a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização de magistrados e servidores.

Destaque-se que a Ejud-MS tem suas ações educacionais alinhadas às diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) nos cursos para magistrados, e às do Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos cursos de servidores e demais colaboradores da justiça. 

Perfil – Novo diretor-geral da Ejud-MS, o Des. Marco André Nogueira Hanson é natural de Campo Grande e iniciou a carreira na magistratura em 1986, como juiz substituto em Dourados. Em 1987, por merecimento, foi promovido a juiz de Direito para atuar em São Gabriel do Oeste.

No ano seguinte, por merecimento, foi promovido para segunda entrância e judicou na vara criminal de Naviraí. Em 1990, a pedido e por permuta, foi removido para a 2ª Vara de Coxim. Por antiguidade, em 1996, foi promovido à entrância especial para a Vara de Falências, Concordatas e Insolvências de Campo Grande.

Novamente por permuta e a pedido, em 1997 foi removido para a 6ª Vara Cível da capital. Antes da promoção por merecimento ao cargo de desembargador, no início de 2010, atuou como juiz auxiliar da Presidência do TJMS (biênio 2005/06) e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (biênios 1999/2000 e 2001/02). Ele também foi presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) e diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis).

No Tribunal de Justiça já atuou como presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 e vice-diretor da Ejud-MS no biênio 2023/2024.

Eleito para o cargo de vice-diretor da Ejud-MS, o Des. Alexandre Lima Raslan formou-se em Direito pela instituição Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmat), em Campo Grande. É mestre em Direito das Relações Sociais (Direitos Difusos) na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); doutor em Direito em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP); e especialista em Direito Civil (Direitos Difusos) pela Universidade Federal de MS (UFMS).

Raslan ingressou no Ministério Público de MS em setembro de 1995 e foi promotor em Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Maracaju. Em Campo Grande, foi titular da 34ª Promotoria de Justiça, com atribuições na defesa do meio ambiente.

Em Brasília, foi membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), atuando na Comissão do Sistema Prisional e na Assessoria da Presidência. Foi coordenador pedagógico e é professor da Faculdade de Direito Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (Insted).

Fale com a Redação