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terça-feira, 11 de fevereiro, 2025
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OPAT no HRMS já beneficiou mais de 1,4 mil pacientes, gerando economia de R$ 5 milhões

Serviço de Terapia Antimicrobiana Parenteral Ambulatorial auxilia na desospitalização e otimiza recursos

Criada há cinco anos no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a OPAT (Terapia Antimicrobiana Parenteral Ambulatorial) já atendeu mais de 1,4 mil pacientes, sendo uma das principais estratégias para desospitalização e otimização de recursos hospitalares. Desde sua implantação, o serviço proporcionou uma economia de pelo menos R$ 5 milhões com diárias hospitalares.

A OPAT permite que o paciente continue seu tratamento fora do ambiente hospitalar, retornando apenas para a administração da medicação em dias e horários agendados. Essa estratégia não só melhora a qualidade de vida dos pacientes como também libera leitos para novos atendimentos.

Segundo a médica Alexandra Casarin, responsável pelo serviço, a OPAT é uma extensão do tratamento hospitalar. “A intenção é otimizar a estadia do paciente, garantir a desospitalização e girar o leito. Todo o trabalho é realizado com cuidado para que não haja descontinuidade no tratamento”, explicou.

Para ser atendido pela OPAT, o paciente precisa estar internado no HRMS e atender a critérios específicos. O pedido é feito pelo médico assistente e passa por avaliação da Assistência Social, seguida por uma análise médica e de enfermagem. Se aprovado, o paciente assina um termo de compromisso para retornar ao hospital nos horários estabelecidos para a medicação.

A diretora técnica do HRMS, Patrícia Rubini, destacou a importância do serviço. “A ideia da OPAT floresceu sobre a minha mesa em um dia como outro qualquer. Com muito esforço e dedicação, tornou-se uma realidade que beneficia imensamente pacientes e familiares.”

A OPAT já impactou positivamente a vida de muitas famílias. Jussara, mãe de um adolescente de 17 anos que já utilizou o serviço duas vezes, aprovou a iniciativa. “Meu filho ficou internado por 28 dias e teve uma nova infecção. Na segunda internação, nos perguntaram se poderíamos voltar apenas para a medicação. Foi ótimo! Agora, solicitamos novamente o encaminhamento para a OPAT. O atendimento é excelente e libera leitos para quem realmente precisa.”

A diretora-presidente da FUNSAU, Marielle Alves Corrêa Esgalha, enfatizou os benefícios da OPAT para a gestão hospitalar. “Com esse serviço, garantimos que os pacientes tenham continuidade no tratamento no conforto de suas casas, o que melhora sua qualidade de vida e permite a liberação de leitos essenciais para novos atendimentos”, destacou a médica.

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