O Projeto “Águas de Bonito”, uma iniciativa inovadora voltada à preservação dos recursos hídricos de Bonito, tem se destacado por suas ações concretas e resultados expressivos na conservação ambiental. Coordenado pela 2ª Promotoria de Justiça de Bonito, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), a iniciativa tem o apoio do Programa PROSOLO, da AGRAER, da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Bonito.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes, o reflorestamento e implementação de técnicas de conservação de solo, todas implementadas na bacia hidrográfica do Rio Mimoso.
“O objetivo do Projeto Águas de Bonito é fazer com que cada parceiro contribua, na medida de sua possibilidade, com ideias, recursos, maquinários e mão de obra, para que, ao final, o resultado desta união seja significativo para a preservação da Serra da Bodoquena”, declara o Promotor de Justiça responsável pela ação, Alexandre Estuqui Junior.
Resultados Alcançados
Até o momento, o Projeto Águas de Bonito já implantou 13.464,3 km de cercas em áreas de preservação permanente, protegendo mais de 15.338 hectares. Foram plantadas 5.256 mudas de espécies nativas e semeados 14.530,5 kg de sementes, além da implementação de práticas de conservação de solo em mais de 500 hectares. Essas ações resultaram na melhoria da qualidade da água, redução do turvamento do rio Mimoso e proteção de diversas nascentes.
Reconhecimento e Prêmios
O projeto já conquistou prêmios importantes, como o Troféu Seriema e o Prêmio Ipê Amarelo, oferecidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, respectivamente. Pelo segundo ano consecutivo, conta com o apoio da Associação Brazil Foundation, por meio do Fundo Luz Alliance, liderado pela Top Model Gisele Bündchen. O projeto também já recebeu recursos do FUNLES – Fundo Estadual de Direitos Difusos e Lesados.
“O prêmio apenas reforça que, quando os parceiros e órgãos conseguem atuar em conjunto, com um objetivo em comum, é possível realizar boas práticas para a conservação do meio ambiente. Além disso, o prêmio impulsiona e estimula novas ações ambientais, reforçando a imprescindibilidade de políticas públicas e investimentos em sustentabilidade”, observa o Promotor de Justiça.
Ações Desenvolvidas
Conservação de Solo: Implementação de terraceamento e caixas de contenção para reduzir a erosão e o assoreamento do rio;
Construção de Barreiras de Pedras: Técnicas simples para conter sedimentos e prevenir a erosão;
Proteção do Rio e Nascentes: Cercamento das matas ciliares e nascentes para evitar degradação;
Restauração Florestal: Plantio de mudas nativas e técnicas de nucleação para restaurar matas ciliares;
Coleta de Sementes: Coleta de sementes nativas para fortalecer viveiros parceiros e ações de restauração;
Apoio na Produção de Mudas: Suporte técnico e fornecimento de sementes para viveiros parceiros;
Monitoramento: Avaliação contínua das áreas em restauração florestal;
Entrevistas ao Vivo: Participação semanal no quadro “Bate-papo com Luis Pires” na Rádio Bonito FM;
Participação em Congressos: Compartilhamento de resultados e boas práticas em eventos ambientais;
Oficinas e Palestras: Conscientização sobre conservação ambiental e manejo sustentável;
Ações de Educação Ambiental: Atividades interativas na Feira Socioambiental de Bonito.