A sexta-feira (21) deve ser de calor predominante em várias regiões de Mato Grosso do Sul, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec). Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia e umidificar os ambientes.
Apesar da previsão de temperaturas elevadas em todo o Estado, as condições climáticas devem ser mais extremas nas regiões pantaneira e sudoeste. Nessas áreas, a máxima pode atingir os 36-39°C, com índices de umidade relativa do ar bastante baixos, entre 25% e 45%. A formação de um sistema de alta pressão atmosférica é responsável por esse tempo quente e seco.
O Cemtec alerta que, mesmo com a predominância do calor, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas típicas da estação. Em alguns pontos, há a possibilidade de temporais, com raios e rajadas de vento.
Em relação à distribuição das temperaturas no Estado, as regiões sul, leste e sudeste terão mínimas entre 22-25°C e máximas variando entre 31-36°C. No sudoeste e pantaneira, as mínimas devem ficar entre 24-27°C, com máximas de 34-39°C. Já no bolsão e no norte do Estado, as mínimas serão entre 22-25°C, com máximas de 33-36°C.
Em Campo Grande, o dia começou com temperaturas amenas, mas a expectativa é de que o calor predominem. As mínimas estarão entre 22-24°C, e as máximas variam entre 32-34°C. A população deve estar atenta às condições climáticas, especialmente aos baixos índices de umidade, que podem trazer desconforto durante o dia.