33.8 C
Campo Grande
sábado, 22 de fevereiro, 2025
spot_img

Mais um: MS pode ter primeiro caso de Dengue em novo sorotipo 4

A SES-MS (Secretaria Estadual da Saúde), investiga o primeiro caso suspeito de Dengue sorotipo 4 em Mato Grosso do Sul. A doença, com suas variações, pode chegar a este novo tipo no Estado. Conforme a SES, a investigação é para ver, se o caso tem relação com a vacina que a pessoa recebeu ou se a doença foi realmente transmitida por mosquito.

O registro deste sorotipo aparece no boletim epidemiológico divulgado hoje (21), como o Enfoque Ms já noticiou que MS registra 804 casos confirmados de dengue e um óbito em 2025. Em nota, a secretaria esclareceu que “o exame referente já foi encaminhado para um laboratório de referência fora do Estado para realização de sequenciamento genético, com o objetivo de obter informações detalhadas sobre o caso e garantir a precisão das análises”.

O quarto tipo desperta preocupação com uma nova epidemia da doença, já que a maioria da população não teve contato com ele. Os mais comuns são milahres do 1 e 2, tendo já alguns casos do tipo 3, chegando a uma centena.

O paciente que tem amostra de sangue em investigação mora em município da região baixo pantanal.

A maioria da população não teve contato com o sorotipo 4 em MS. Contudo, foram identificados cinco casos assim durante todo o ano passado, também de acordo com dados da SES.

Dados de 2025

Conforme o boletim epidemiológico divulgado hoje (21), MS teve uma morte pela doença confirmada no Estado até agora, sendo de uma idosa que morava em Inocência. Ela foi infectada com dengue tipo 2.

Total – Os casos de dengue positivos registrados até 15 de fevereiro em Mato Grosso do Sul somam 804. Ponta Porã. Chapadão do Sul e Costa Rica concentram a maioria.

O último boletim aponta que, as regiões com mais registros são a nordeste e leste do Estado, que abrangem municípios como Três Lagoas e Aparecida do Taboado.

Tipo 3 – O terceiro sorotipo já soma 93 casos confirmados em Mato Grosso do Sul. Igual ao quarto tipo, o terceiro tem menor circulação entre a população.

Suspeitos

Segundo a SES, dois óbitos ainda são suspeitos pela doença, que estão sendo investigados. E ante os 804 casos já confirmados, há ainda 2.515 casos prováveis de infecção até agora, que estão em investigação, analise laboratorial.

Sintomas e vacina

Todos os sorotipos de dengue apresentam os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre alta, diarreia e vômito) e o tratamento para recuperação é semelhante.

A vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é a Qdenga. Ela protege contra todos os sorotipos da dengue e pode ser procurada por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Fale com a Redação