A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) inicia, no dia 10 de março, o projeto piloto “Reservar para não Faltar” na cidade de Itaporã, localizada ao sul do Estado. A iniciativa busca garantir que famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a reservatórios de água, minimizando os impactos das interrupções temporárias no abastecimento.
O diretor Comercial e de Operação (DCO) da Sanesul, Madson Valente, afirma que cerca de 33% dos imóveis de Itaporã não possuem caixa d’água. Segundo ele, dentro desse percentual, aproximadamente 4% das famílias enfrentam alta vulnerabilidade social, o que torna ainda mais desafiadora a manutenção de um abastecimento contínuo.
Madson Valente explica que a falta de reservação agrava os transtornos em momentos de manutenção da rede, que exigem a suspensão temporária do fornecimento de água em determinados setores da cidade.
“Para enfrentar essa realidade, a Sanesul criou um modelo de incentivo financeiro: os beneficiários do programa poderão adquirir um reservatório de 500 litros e receberão o valor investido (cerca de R$ 300) como crédito em suas contas de água. Dessa forma, a empresa assegura que todas as residências tenham uma reserva mínima, em conformidade com as normas técnicas do setor”, colocou o dirigente.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que o programa ‘Reservar para não Faltar’ reflete o compromisso da estatal em atuar além da infraestrutura, com um olhar atento às necessidades sociais da população.Segundo ele, garantir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a reservatórios é uma forma de promover dignidade e segurança hídrica, reduzindo os impactos das interrupções no abastecimento.
PROJETO PREMIADO
O “Reservar para não Faltar” conquistou o 1º lugar no “XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública”, demonstrando a relevância e a inovação da proposta.
Para estruturar a implantação, a Sanesul realizou nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, uma reunião em Itaporã com a participação de Madson Valente, do gerente regional da Sanesul em Dourados, Klinger Rodrigues Pires Junior, do Coordenador Comercial de Dourados, Valdelei Marques do Nascimento, e da supervisora da unidade de Itaporã, Jandira Teixeira.
A criadora do projeto, Sônia Dantas, apresentou detalhes da iniciativa e esclareceu dúvidas dos participantes. Durante o encontro, também foi feita uma visita a um dos clientes cadastrados no programa, proporcionando um contato direto com a realidade da população beneficiada.
O morador expressou satisfação ao saber que, em breve, poderá contar com um reservatório, garantindo mais segurança no abastecimento de sua residência.
Para a diretoria da estatal, a implantação do “Reservar para não Faltar” é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida da população de Itaporã. Além de garantir que as famílias mais vulneráveis tenham um meio de armazenar água, o projeto também reforça a conscientização sobre a importância da reservação, incentivando os demais moradores a adotarem medidas preventivas.
OUTRAS CIDADES
Com o início da execução em 10 de março, a empresa espera obter resultados positivos para, futuramente, expandir o programa para outras cidades do estado.
“Nosso objetivo é oferecer tranquilidade operacional e minimizar os impactos das interrupções necessárias para manutenção da rede. Esse projeto piloto pode se tornar um modelo de política pública para outras localidades”, destacou Madson Valente.
A expectativa é que o programa fortaleça a infraestrutura hídrica dos lares beneficiados, garantindo que nenhuma família fique sem água em momentos críticos.
Foto: Acom
Equipe da Sanesul durante visita a uma das famílias cadastradas