22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025
spot_img

Projeto Menor Aprendiz: TCE de MS forma 17 adolescentes da Cidade dos Meninos

Dezessete adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, concluíram nesta terça-feira (25) o Projeto de Orientação Profissional Menor Aprendiz do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Durante 12 meses, os alunos da Associação Cidade dos Meninos de Campo Grande participaram das atividades diárias da Corte de Contas e adquiriram experiência profissional.

A reunião de conclusão contou com a presença do presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt; do vice-presidente, conselheiro Jerson Domingos; do diretor-presidente da Cidade dos Meninos, Ramão Marcondes; da diretora de gestão de pessoas do TCE-MS, Elaine Gois; e da chefe da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan.

Ramão Marcondes destacou o compromisso da instituição com a formação cidadã dos jovens. “Nosso princípio é transformar essas crianças em cidadãos. Trabalhamos a cidadania e o ensino profissionalizante. Hoje, um ciclo se encerra no Tribunal de Contas, mas o trabalho continua na Cidade dos Meninos”, afirmou.

No projeto, os jovens aprendizes cumprem uma jornada de cinco horas diárias no TCE-MS, participam de cursos na Cidade dos Meninos e frequentam a escola regular, mantendo boas notas e comportamento adequado.

“No Tribunal de Contas, eles são acompanhados pelo setor de psicologia por meio do Projeto Despertar, que incentiva a busca pelo conhecimento e ajuda na compreensão da relevância da instituição para o futuro dos jovens aprendizes”, explicou a psicóloga Débora Santiago.

Durante um ano, os participantes tiveram acesso a palestras, dinâmicas e debates sobre ética no trabalho, autoconhecimento e trabalho em equipe. Também assistiram apresentações de profissionais de diferentes áreas, visitaram uma feira de profissões e realizaram um teste vocacional.

Sayhonara Ceribelle, de 16 anos, celebrou a experiência. “Esse um ano me proporcionou muitas oportunidades e momentos de aprendizado. Me ajudou a evoluir como pessoa e a tomar decisões sobre meu futuro”, disse.

O presidente do TCE-MS, Flávio Kayatt, parabenizou os formandos. “Façam uma reflexão sobre como chegaram e como estão hoje, depois de conhecerem o mundo do trabalho. Esperamos ter ampliado suas possibilidades para que escolham o melhor caminho”.

A diretora de gestão de pessoas, Elaine Gois, ressaltou que um novo ciclo começa em março, com a chegada de novos aprendizes. “Estamos de braços abertos para recebê-los e continuar nosso compromisso de prepará-los para o mercado de trabalho e seus estudos futuros”.

Fale com a Redação