23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 26 de fevereiro, 2025
spot_img

Planejamento estratégico fortalece a gestão e a produtividade no campo em MS

Gerir uma propriedade rural exige mais do que trabalho no campo, é preciso visão de negócio. Para apoiar os produtores nesse desafio, o Senar/MS atua como um parceiro fundamental, oferecendo conhecimento e ferramentas para transformar a gerência das propriedades rurais, as tornando mais eficientes. 

E no campo, o conhecimento faz toda a diferença. A instituição oferece programas que ajudam os produtores a enxergar suas propriedades como verdadeiras empresas rurais, aliando produção e gestão eficiente. Um dos destaques dessa atuação é a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que promove ações focadas nas boas práticas e planejamento estratégico para fortalecer a gestão e a produtividade no campo.

Quando a gestão é feita de forma estratégica, todo o setor agropecuário de Mato Grosso do Sul se fortalece. Com o auxílio da assistência técnica, o produtor recebe cursos sobre gestão, onde é ensinado a ele como funciona o processo de gestão, fluxo de caixa, e outras situações para que ele comece a aprender sobre indicadores de gestão.

“A tomada de decisão baseada em dados corretos permite que o produtor invista com mais precisão, adote as melhores práticas, melhorando seus resultados. Sem a assistência do Senar/MS, o produtor toma decisão em cima do que acha. Com a assistência, toma decisão em cima do que tem certeza”, explica o coordenador da ATeG, Nivaldo Passos.

O crescimento da propriedade rural impacta diretamente a economia do estado. Mato Grosso do Sul segue no topo quando o assunto é crescimento econômico. Em 2025, a previsão é que o PIB do estado cresça 6,86%, chegando a R$227,8 bilhões. Dentro desse número, a agropecuária se destaca ainda mais, com uma expansão estimada de 11,7% – a maior do país. E não é por acaso. Por trás desses resultados, está o trabalho de milhares de produtores e trabalhadores rurais que investem cada vez mais em conhecimento e gestão eficiente para suas propriedades.

Essa evolução não beneficia apenas o produtor, mas toda a cadeia produtiva. Com a intensificação da atividade, há um aumento na demanda por insumos, serviços terceirizados e mão de obra qualificada, aquecendo o mercado local. Além disso, a padronização e o crescimento da produção tornam o estado mais atrativo para novas indústrias e investidores, fortalecendo ainda mais a economia sul-mato-grossense.  

Mas o apoio do Senar/MS não para por aí. Além da assistência técnica, a instituição também investe na capacitação dos produtores por meio de cursos de gestão, que oferecem as ferramentas necessárias para uma administração rural mais eficiente e sustentável. Segundo a coordenadora educacional do Senar/MS, Pauline Guimarães,  as ações oportunizam que o participante tenha uma visão mais clara de seu papel na sociedade, promovendo mudanças de comportamento e de atitudes. 

“Estamos desenvolvendo cursos pelo Programa de Gestão em Produção de Grãos e Pecuária de Corte para fortalecer a competitividade do setor, incentivar práticas agrícolas responsáveis e otimizar o uso dos recursos naturais, em sintonia com as exigências ambientais e as tendências de sustentabilidade”, finaliza a coordenadora. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul 

Fale com a Redação