22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 26 de fevereiro, 2025
spot_img

TCE fará capacitação sobre ‘Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público e Requisitos Organizacionais’

Durante três dias, de 26 a 28 de fevereiro, auditores e técnicos de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) participam do curso “Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público e Requisitos Organizacionais”.

Ministrado pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Chaves Aragão, o curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes o entendimento dos princípios e normas essenciais da auditoria no setor público, além dos requisitos organizacionais para as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) e Tribunais de Contas (TCs), conforme as normas ISSAI e NBASP.

“Vamos abordar os princípios fundamentais, o trabalho em si, as características da auditoria governamental e os princípios relacionados ao processo de auditoria como planejamento, execução, elaboração de relatórios e monitoramento. Esses são tópicos essenciais para realizar uma auditoria eficiente, eficaz e alinhada às normas”, explica Marcelo Aragão. “Vale lembrar que a auditoria é um processo baseado em risco. Portanto, é crucial que o auditor identifique, avalie e responda adequadamente a esses riscos, definindo uma estratégia e uma abordagem apropriadas”, complementa.

De acordo com a auditora de controle externo do TCE-MS, Ana Cláudia Pilla, a capacitação chega em um momento oportuno.

“Os cursos oferecidos pela Escoex eram mais focados no controle externo, mas não especificamente na auditoria. Quando estivermos a campo, colhendo informações dos jurisdicionados, utilizaremos todo esse conhecimento. Além disso, dentro do Tribunal, será útil para a elaboração de nossos relatórios de votos e de auditoria. Essa capacitação certamente enriquecerá nosso conhecimento”, afirma Ana Cláudia.

O curso faz parte do “Projeto de Formação Continuada em Auditoria”, uma das iniciativas educacionais da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS para o biênio 2024/2025.

Fale com a Redação