O Dourados AC não conseguiu avançar na Copa do Brasil em sua estreia na competição. Em partida disputada nesta quarta-feira (26) no estádio Douradão, a equipe sul-mato-grossense foi superada pelo Caxias-RS por 2 a 0, em jogo marcado por chances desperdiçadas e maior efetividade do adversário.
Apesar de equilibrar a posse de bola em diversos momentos, o DAC não conseguiu converter as oportunidades criadas. O Caxias soube aproveitar as falhas defensivas do time da casa e garantiu a vitória com dois gols de Tomas Bastos no segundo tempo: o primeiro aos 19 minutos, de pênalti, e o segundo nos acréscimos, decretando a classificação do clube gaúcho.
O jogo
A partida começou com o Caxias impondo um ritmo mais forte e pressionando o DAC desde os minutos iniciais. Com mais posse de bola, os visitantes rondaram a área adversária e exigiram pelo menos duas boas defesas do goleiro Felipe nos primeiros 15 minutos.
O Dourados, aos poucos, equilibrou as ações e conseguiu levar perigo ao gol defendido por Victor Golas. As melhores oportunidades da equipe vieram ainda no primeiro tempo, com finalizações perigosas de Bahia e Hippolito, que obrigaram o arqueiro grená a trabalhar.
Na segunda etapa, o DAC voltou mais ofensivo e quase abriu o placar logo aos sete minutos, em chute de Adson que passou próximo à trave. No entanto, um erro defensivo acabou custando caro à equipe. Aos 19 minutos, Tomas Bastos converteu um pênalti para o Caxias, colocando os visitantes na frente.
O técnico Ito Roque fez alterações para tentar mudar o cenário do jogo, promovendo a entrada de Sapeka e Barcos, que teve boa chance de cabeça aos 37 minutos. O DAC ainda reclamou de um possível pênalti por toque de mão na área do adversário, não assinalado pelo árbitro Fabiano Monteiro dos Santos.
Nos acréscimos, o Caxias sacramentou a vitória com outro gol de Tomas Bastos, garantindo sua classificação à segunda fase da Copa do Brasil.
Próximos desafios
Eliminado do torneio nacional, o Dourados volta suas atenções para o Campeonato Sul-Mato-Grossense. Quarto colocado na tabela, o time encara o Aquidauanense no próximo domingo (2), às 15h, no Douradão, precisando vencer e torcer por uma combinação de resultados para alcançar a segunda posição e garantir vaga direta nas semifinais.
Já o Caxias, classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, aguarda o vencedor do confronto entre Fluminense e Águia de Marabá. Antes disso, enfrenta o Internacional no sábado (1), pelo Campeonato Gaúcho, tentando reverter a desvantagem de 2 a 0 para chegar à decisão estadual.