O mercado de trabalho formal de Mato Grosso do Sul começou o ano com bons resultados. Em janeiro de 2025, o estado registrou a criação de 3.176 novos postos de trabalho, um crescimento de 0,47% em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os setores que mais impulsionaram a geração de empregos foram a Agropecuária, com 1.524 novas vagas, seguida pela Construção (+790), Indústria (+746) e Serviços (+625). O Comércio, no entanto, teve uma retração de 509 postos de trabalho no mês.
Com esse desempenho, Mato Grosso do Sul ocupa a 10ª posição entre os estados brasileiros na criação de empregos formais em janeiro. Já no ranking de crescimento percentual, o estado aparece em 7º lugar.

Municípios com maior saldo de empregos
Entre os municípios sul-mato-grossenses, Campo Grande liderou a geração de empregos com um saldo positivo de 620 vagas. Outros destaques foram Chapadão do Sul (+333), Costa Rica (+213), Nova Alvorada do Sul (+220) e Sonora (+168). Por outro lado, algumas cidades apresentaram saldo negativo, como Dourados (-77), Rio Brilhante (-142) e Aparecida do Taboado (-53).
No acumulado dos últimos 12 meses, de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, Mato Grosso do Sul contabiliza 10.676 novos empregos formais, ocupando a 22ª posição no país em números absolutos. Em termos de crescimento percentual no período, o estado aparece na 25ª colocação.
Para a diretora-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Marina Dobashi, os números reforçam a importância das políticas públicas de incentivo ao emprego no estado. “O saldo positivo de empregos no primeiro mês do ano é um reflexo do trabalho conjunto entre o setor produtivo e as iniciativas do Governo do Estado. Seguimos comprometidos em ampliar as oportunidades e fortalecer a empregabilidade em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Os dados refletem a dinâmica do mercado de trabalho no estado e a importância dos setores produtivos na geração e manutenção de empregos. A expectativa para os próximos meses é de continuidade no crescimento, impulsionado por investimentos e oportunidades em diversas áreas da economia.