Após uma semana de ‘recesso’ carnavalesco, a Câmara de Vereadores de Campo Grande, retorna amanhã com apenas duas propostas pautadas para votação pelos parlamentares. A sessão ordinária desta quinta-feira (6), os dois Pls (Projetos de Lei) serão apreciados em primeira discussão.
Conforme pauta divulgada pela assessoria da Casa de Leis, será votado o PL 11.399/24, do vereador Ronilço Guerreiro, que dispõe sobre o direito da pessoa com transtornos mentais a ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão de suporte emocional, em Campo Grande.
O projeto visa a identificação da pessoa com transtornos mentais é necessário apresentar atestado emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional.
Os vereadores votam ainda o Projeto de Lei 11.439/24, em proposta do vereador Dr. Victor Rocha, que quer instituir a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre a herpes-zoster no calendário oficial do Município. Durante a primeira semana do mês de junho, serão feitas campanhas de esclarecimento, palestras, além de treinamento para os profissionais da saúde sobre a doença.
Herpes Zoster
O vírus é o mesmo da catapora. O Herpes Zoster é caracterizado pelo aparecimento de lesões na pele (manchas avermelhadas e vesículas, que são pequenas bolhas com líquidos claros em seu interior). As lesões aparecem geralmente no tronco, mas também podem surgir nos braços e nas pernas ou, mais raramente, nos ouvidos.
As dores costumam ser locais, porém muito intensas. A dor é uma das principais características e pode surgir antes das erupções na pele, comprometendo a qualidade de vida. Além da dor, pode trazer complicações e causar pneumonia, problemas de audição e inflamação cerebral, infecções bacterianas, paralisia do nervo periférico e perda sensorial.
Acompanhe – A sessão ordinária ocorre no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal, a partir das 9h, e pode ser acompanhada presencialmente, pela TV Câmara no canal 7.3 ou no Youtube da Casa de Leis.