O Carnaval de Campo Grande, no início desta semana, ganhou também, mais uma vez, um bloco que uniu folia e conscientização ambiental. Pela segunda vez, o bloco ‘Nem uma árvore a menos’, saiu às ruas para reforçar a luta contra o desmatamento e em defesa do tombamento do Complexo dos Poderes, formado pelos Parques dos Poderes, do Prosa e das Nações Indígenas.
O bloco desfilou no domingo (02), junto com o motriz, Capivara Blasé, levando um alerta sobre a importância da preservação das áreas verdes da cidade. Entre os participantes estão nomes reconhecidos na defesa ambiental e da democracia, como Alfredo Sulzer, Iara Penteado e Josiberto Lima.
A iniciativa, criada no carnaval 2024, é da vereadora Luiza Ribeiro (PT) e de um grupo de ambientalistas que denunciam os impactos do desmatamento na região. A iniciativa do bloco reforça que a folia pode ser também um espaço de resistência e mobilização em defesa do Meio Ambiente.
“A crise climática exige que a gente brinque o Carnaval pensando na preservação. A melhor forma de cuidar da nossa cidade e do planeta é parar de derrubar árvores e plantar mais. Preservar os cursos d’água, o solo, o ar e todas as formas de vida deve estar na pauta de qualquer festa popular”, destaca a vereadora Luiza.