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quarta-feira, 12 de março, 2025
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Pesquisa: 75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas

Estimulada desde os anos 1980, a data de 15 de março, dedicada aos direitos dos consumidores, se consolidou como um evento de grandes promoções e descontos, comparável a uma “Black Friday fora de época”. Esse período não só reforça a defesa dos direitos dos consumidores, mas também surge como uma oportunidade estratégica para quem busca quitar dívidas ou contrair novas, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Serasa.

O estudo, realizado pelo Instituto Opinion Box entre 21 de fevereiro e 5 de março de 2025, revela que 75% dos brasileiros pretendem aproveitar a semana para regularizar suas pendências financeiras. O levantamento mostra que, além de ser um momento de reforço de direitos, a data se tornou uma oportunidade de aliviar o bolso e limpar o nome.

A pesquisa destaca que 53% dos consumidores afirmam que o principal motivador para realizar compras ou negociações durante este período são os descontos exclusivos, uma atração que também levou 24% dos brasileiros a admitir que já deixaram de pagar contas básicas para aproveitar as promoções. O consumidor brasileiro, portanto, busca, de forma consciente ou não, uma “saída financeira” por meio das ofertas.

Ao traçar uma radiografia do novo perfil de consumo, a pesquisa revela dados interessantes sobre o comportamento financeiro do brasileiro. Cerca de 34% dos entrevistados afirmam que conseguem se adaptar a imprevistos ou compras inesperadas, e 85% costumam pesquisar preços e promoções antes de realizar qualquer compra, demonstrando uma crescente sensibilidade ao planejamento financeiro. Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa, observa que “felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, o que reflete uma estratégia para enfrentar a pressão das dívidas.

Pesquisa: 75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas

No que se refere ao canal de compra, mesmo com a crescente digitalização, as lojas físicas ainda são o local favorito de 50% dos entrevistados, enquanto os sites de e-commerce conquistam 29% da preferência nacional. Em termos de formas de pagamento, Pix (29%) e cartão de crédito (28%) são as mais escolhidas, com o parcelamento do cartão de crédito, na forma de compras a prazo, ganhando terreno com 16,8% de adesão.

Essa pesquisa, que ouviu 1.583 consumidores de todas as regiões do país, reflete o comportamento de um consumidor cada vez mais atento às oportunidades, mas também ao impacto das promoções em sua saúde financeira. A semana do consumidor, portanto, se transformou não apenas em um momento de descontos, mas também de renegociação de dívidas, moldando um novo padrão de consumo no Brasil.

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