A nave espacial trazendo os astronautas do voo teste da Starliner e da missão Crew-9 pousou na Terra na noite desta terça-feira (18). O veículo aterrissou na água na região de Tallahassee, no litoral da Flórida, Estados Unidos.
Após passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore retornaram ao planeta ao lado do cientista da NASA Nick Hague e do cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov.
Depois que a espaçonave atingiu o oceano, uma equipe de resgate da SpaceX foi mobilizada para retirar a cápsula da água. Os tripulantes agora podem respirar o ar terrestre novamente, encerrando sua longa estadia no espaço.
Veja o pouso:
A NASA havia decidido no ano passado que trazer Williams e Wilmore para casa a bordo da cápsula Boeing Starliner seria muito arriscado. Por isso, a agência espacial optou por incluir ambos na rotação regular da tripulação da ISS, o que permitiu que retornassem na Crew-9, da SpaceX, ao lado de Hague e Gorbunov.
Agora, após o desembarque, as equipes médicas vão avaliar a saúde da tripulação, uma prática padrão para astronautas que passam longos períodos no espaço. Os exames ajudarão a determinar os próximos passos dos astronautas, que passarão por um processo de recuperação e reabilitação após a experiência extrema de viver em microgravidade.