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terça-feira, 1 de abril, 2025
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Comércio de MS deve movimentar R$ 396 milhões na Páscoa de 2025, aponta pesquisa

O comércio de Mato Grosso do Sul deve registrar uma movimentação econômica de R$ 396 milhões durante a Páscoa deste ano, o que representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. A estimativa foi divulgada em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e pelo Sebrae/MS, e mostra um cenário positivo para o comércio, impulsionado principalmente pela intenção de compra de presentes e pelas comemorações da data.

De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores do Estado pretendem comprar ovos de chocolate ou produtos similares, enquanto 63% afirmam que irão celebrar a Páscoa. O gasto médio com presentes foi estimado em R$ 188,89, enquanto o valor gasto com as comemorações deve ser de aproximadamente R$ 214,37.

Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF-MS, destaca que, embora a movimentação total seja positiva, os consumidores estão mais cautelosos com os gastos. “Observamos um comportamento mais criterioso, em que os consumidores buscam alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, explicou.

Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, comentou que os dados da pesquisa evidenciam o grande potencial de vendas para os empreendedores. “Com mais da metade dos consumidores planejando celebrar a Páscoa e adquirir produtos para presentear, os empresários devem se preparar para este período. A data continua sendo um fator importante para o comércio local, e é uma ótima oportunidade para os empreendedores investirem em produtos de qualidade, oferecerem boas condições de pagamento e diferenciarem seus estabelecimentos da concorrência”, afirmou.

Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS, também ressaltou a relevância da Páscoa para o setor varejista do Estado. “O crescimento na intenção de consumo reforça a importância da data para o comércio local. Para os empresários, é um momento estratégico para investir em promoções e na variedade de produtos, atendendo às necessidades dos consumidores”, destacou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, com 1.982 consumidores de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

Para mais informações, acesse a pesquisa completa, clicando neste link.

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