18.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de abril, 2025
spot_img

Com Riedel no comando, MS passa por diversificação na matriz econômica e vira campo de oportunidades

O crescimento do setor agropecuário sul-mato-grossense foi o grande destaque na solenidade de abertura da 85ª Expogrande, na noite de ontem (03), em Campo Grande. O evento contou com a participação de autoridades políticas e de instituições representativas, que aproveitaram a oportunidade para elogiar o trabalho da gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB), que diversificou a matriz econômica do estado.

Em sua fala o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), Marcelo Bertoni, destacou que o Estado diminuiu o tamanho do rebanho, passando de 22 mil cabeças para 18 mil em média, ao mesmo tempo, continua aumentando os abates em 27% e as exportações em 33%. “Isso graças à ciência e tecnologia”, pontuou o lider pecuarista.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Guilherme Bumlai (Acrissul), responsável pela organização da Expogrande, também comentou sobre as mudanças no cenário econômico do estado ao longo dos últimos anos, enaltecendo que a redução nas áreas de pastagem é resultado de novas oportunidades.

“Antes tínhamos duas opções, ou se investia na pecuária ou na lavoura de grãos. Hoje vivemos um tempo de transformação com a expansão da cana-de-açúcar, da celulose e a recém chegada dos citrus, trazendo novas oportunidades de rentabilidade para o produtor rural. São cultivos que exigem a proximidade da indústria”.

Audna na sua fala, o prsidente da Acrissul ponderou que este avanço é resultado do trabalho do governo do Estado. “Através do governador Eduardo Riedel, a atração dessas empresas foi fundamental, juntamente com Fiems e Sebrae que dão suporte para a vinda dessas empresas”, declarou.

Nesse mesmo sentido, o próprio governador discursou, dizendo que o Estado tem a capacidade técnica e produtos desejados pelo mundo inteiro. “É preciso fazer valer a presença para garantir ao nosso produtor a manutenção desse status de empresas comprando aqui e exportando”, disse Eduardo Riedel.

Gabinete itinerante na Expogrande

Com Riedel no comando, MS passa por diversificação na matriz econômica e vira campo de oportunidades
Fotos: Bruno Rezende

Durante a Expogrande, o governador Eduardo Riedel, secretários estaduais e lideranças de fundações e autarquias vão recepcionar produtores rurais, representantes de entidades e empresários no estande do Governo, que funcionará das 8h às 18h no dia 10 de abril.

A exposião segue até 13 de abril, com a expectativa de movimentar R$ 577 milhões em negócios e a visitação de 114 mil pessoas. A feira conta com exposições de animais, leilões, palestras, shows e novidades tecnológicas. 

Além disso, instituições financeiras estão presentes oferecendo condições especiais para produtores interessados em realizar negócios. Existem ainda espaços dedicados à inovação com a presença de setores como a celulose, citricultura e amendoim.

Fale com a Redação