Uma cena típica do meio ambiente viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (04). O vídeo mostra o momento que uma cobra, da espécie jiboia, engole por inteiro o corpo do que parece ser uma pomba.
O flagrante foi feito por servidores e pessoas que passavam pela Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no bairro Parque dos Poderes, na altura da sede da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos).
Segundo o relato, a cobra estava enrolada na grama, próxima da calçada, e mesmo com algumas pessoas na sua volta, o bicho não se intimidou e continuou dando o bote na pombinha para, logo em seguida, devorá-la.
Jiboia come a cabeça e depois o corpo inteiro da presa
Segundo o site Brasil Escola, as jiboias são répteis da família Boidae, considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. São muito temidas pelo seu grande porte, entretanto, não são animais tão perigosos assim.
São mais ativos durante a noite, entretanto, podem ser observadas durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, apresentando, portanto, hábitos terrestres e semiarborícolas.
Para capturar suas presas, a jiboia apresenta um comportamento conhecido como “senta-espera”. Permanecem em locais em que não são facilmente avistadas e esperam o momento que seu alimento chegue até elas.
Após a captura, a jiboia enrola seu corpo no animal, apertando-o até que os movimentos respiratórios cessem e a presa morra por asfixia. Sendo assim, diferentemente do que algumas pessoas pensam, não mata devido à quebra dos ossos.
Após matar sua presa, a jiboia engole-a inteira. Para facilitar a ingestão, primeiro, a jiboia engole a cabeça do animal e, posteriormente, o restante do corpo. Essa forma de ingerir a presa evita que os membros abram-se e dificultem a deglutição.